A revolução dos bichos

Por: Michel Lacman  Sarfatti

Ficha Técnica

           Título do livro: “A Revolução dos bichos”

            Autor: George Orwell

Editora: Companhia das letras

Números de paginas: 147

O livro “A revolução dos Bichos” é uma história muito original, ela apresenta um tema muito serio não só nos livros, mas na vida real de hoje em dia: a injustiça e a decepção.

Neste livro narra à história de uma fazenda chamada “Granja dos bichos”, em que os animais queriam tomar a liderança da fazenda, querem uma revolução. Depois de terem a fazenda em suas mãos, os porcos tomam a liderança e com isso nem tudo sai como os liderados queriam. Quando nem tudo acontece como o planejado os líderes ficam injustos, os liderados decepcionados e os leitores podem refletir.

A história ajuda a refletir sobre a forma injusta como alguns líderes governam uma cidade, o que causa decepção nos liderados. Podemos ver isso nesse trecho: “De certa maneira, era como se a Granja dos bichos tivesse ficado rica sem que nenhum animal tivesse enriquecido”. Com o trecho vimos quem ficava rico eram os porcos (os líderes) e podemos relacionar isso com os líderes da atualidade.

Neste livro tem muitos exemplos inovadores, mas o segundo que irei usar é: “Mesmo na casa grande, dizem que Napoleão [o líder] habitava um apartamento separado dos demais. Fazia as refeições sozinho, com dois cachorros para servi-lo e comia no serviço de jantar de porcelana da cristaleira da sala”.  Este outro trecho também pode apresentar a injustiça dos líderes, como podemos ver a mordomia deles e a falta de privilegio dos outros.

Essa é uma história inteligente que mostrava a relação de poder, ou seja, a injustiça dos líderes e a decepção dos subordinados com uma forma de governar nada democrática.

Podemos dizer que essa é uma história muito envolvente, pois nós conseguimos perceber se você está sendo injusto com alguém ou se está se decepcionado com alguma pessoa. O mais impressionante é que você consegue fazer tanta coisa a partir de um único livro de histórias nem tão infantis e nem tão complexas, então eu acho que esse livro é ideal pra qualquer leitor experiente.