Otolina e a Gata Amarela

Por: Aline  Guimarães Ávila Bernardes

Ficha técnica

Titulo do livro:  Otolina e a Gata Amarela.

Autor: Cris Riddel.

Ilustrdor: Cris Riddel.

Editora: Galeria da Record.

Números de páginas:176

 

Esta bela obra “Otolina e a Gata Amarela”, de Cris Riddel, fala sobre quando Otolina, uma menina que adora resolver mistério, fazer planos com o sr. Monroe (um amigável montrinho cabeludo de Otolina) encontra alguns papeis dizendo, “Cão perdido”, e resolve então dar para ela. A menina acha estranho que tantos cachorros estivessem faltando, então decide olhar para onde eles foram e segui-los. Vai para vários lugares até chegar a uma casa velha com muitos cães, que por acaso eram os cachorros  perdidos, viu uma gata amarela que comandava-os. Depois de um tempo ela descobre que a gata está roubando tesouros, por isso a garota e sr.Moroe montam uma armadilha para pegá-la.

Este livro apresenta um mistério de maneira irônica e divertida. Pois o fato de uma gata roubar e ser líder de um bando de cães desaparecidos se torna irônica. Um bom exemplo sobre isso é quando a personagem decide seguir um cachorro até uma casa, e vê que uma gata que os comanda. Além disso, ela faz planos criativos, engraçados e inteligentes para pegar a ladra, esses são algumas características que tornam a história divertida. Outro bom exemplo é quando sr.Moroe e principalmente Otolina fazem um plano genial para pegá-la, esse plano acontece durante o roubo da gata. A diversão está sempre implícita nos planos de Otolina contra a gata.

O ilustrador também brinca com as ilustrações do texto com setas e objetos. O fato de ele usar apenas três cores complementa tudo isso.