Por: Luiza Belleza
FICHA TÉCNICA
Título do Livro: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 286
O livro “A culpa é das estrelas”, de John Green, conta a história de Hazel Grace, uma adolescente com câncer nos pulmões que após se apaixonar por Gus, um adolescente com câncer amortecido há algum tempo, descobrirá que a maior consequência do amor é a dor.
Hazel começa a namorar Gus e após sua morte ela fica profundamente abalada e triste, mas ela o amava, de fato era amor, puro e verdadeiro. Isso é facilmente notável no trecho ” A caminhada parecia longa, mas fiquei dizendo para meus pulmões para se comportarem, que eles eram fortes, que podiam fazer aquilo. Pude ver Gus ao me aproximar do caixão: o cabelo perfeitamente repartido do lado esquerdo de um jeito que ele teria achado absolutamente horrível, e seu rosto parecia plastificado. Mas ainda era Gus, meu magro e belo Gus.” Hazel estava profundamente triste naquele momento, mas era acalmada pelo simples fato de poder vê-lo, do jeito que fosse.
Com o tempo Hazel fica cada vez pior, a cada momento que se passa com mais saudades de Gus, ela achava que seria a próxima a morrer, achava que o câncer iria matá-la. Se sentia como uma bomba na vida de todos que conhecia, prestes a explodir e a causar sofrimento. Um trecho que mostra isso é quando ela esta conversando com sua mãe, que esta a chamando para jantar, quando Hazel diz ” NÃO- gritei- Não vou jantar e não posso me manter saudável porque não sou saudável. Estou morrendo, mãe. Vou morrer e deixar você aqui sozinha, e você não vai mais ter uma “eu” para pairar em torno, e você não vai mais ser mãe, e eu sinto muito mas não há nada que eu possa fazer a respeito. Ta?!”. Esse trecho deixa mais que claro que Hazel estava sofrendo muito pela saudade, por Gus, pelo cancêr e pela chance de morte que a ronda constantemente.
Mas Hazel não tinha culpa, afinal alguns infinitos são maiores que outros. Mais que isso, a culpa não era dela, de Gus, dos pais dela, nem de ninguém. A culpa é das estrelas!