Por: André Nomura
Ficha técnica
Livro: O Medo e o Mar
Autor: Maria Camargo
Editora: Cia. das letras
Número de páginas: 140
O livro “O Medo e o Mar”, de Maria Camargo, apresenta uma história de terror e a relação de dois irmãos, o autor usa uma linguagem dramática para descrever os caminhos que os dois percorrem.
O conto todo é focado nas crianças. Nos caminhos que passam, há poderes místicos e fantásticos, porém as palavras que contém esta obra são muito bonitas e ao mesmo tempo “terríveis”, de tirar o fôlego. “O calor abafado é quase insuportável. Com a respiração alterada, Stela inicia a descida em direção ao fundo do poço escuro. Agarrando às suas costas, Miguel carrega a mochila desajeitadamente.”
Maria Camargo, ensina sobre a lealdade e a familiaridade, se confiar até mesmo em si mesmo, ou não. Ele nos aprofunda, com suas palavras criativas, e cenas bem descritas. “Ajuda aqui, sussura Miguel no ouvido da irmã, que está tão apavorada quanto ele. Alguns passos e sua cobra, eles acabam de entrar numa casa caindo aos pedaços.”
O enredo começa com Stela e seu irmão mais novo Miguel, dentro deste livro, junto de seu pai, voltam para uma casinha onde costumavam ficar com sua mãe, à beira do mar. Porém desta vez, começam a acontecer coisas estranhas e um pouco mágicas, quando chega uma nova mulher na vida dessas crianças e principalmente do pai. Stela está em uma época difícil da adolescência, e não vai com a cara da nova amante de seu pai, ele cai em um tipo de “feitiço” que fica apaixonado por ela. Um pouco a frente da história, as crianças vão para uma cidadezinha perto dali, e lá, encontram uma senhora, um pouco mais velha, que com seus poderes, e sua cobra, ajuda Stela a desvendar os segredos antigos dessa ilha.
Esta obra tem linguagem forte e intensa, feita para jovens que gostam de suspense e aventura. O livro nos tras um pouco de magia, e ao mesmo tempo um gostinho de terror.