Por: André Levi
Ficha Técnica
Título do livro: A guerra dos botões
Autor: Louis Pergaud
Editora: Editora ática
O autor Louis Pergaud no livro “ A guerra dos botões” fala sobre dois grupos de crianças que são rivais e sempre que podem, batalham. Este livro apresenta de maneira fiel a grande rivalidade entre os dois grupos de crianças, porém os garotos rasgam suas camisas e calças, perdem o elástico das calças e camisas, e perdem botões de suas camisas e este livro também traz para nós as ideias engenhosas e loucas deles. Se os meninos chegarem em suas casas rasgados, sem elástico das calças, ou sem um botão da camisa eles apanham ou às vezes apanham tanto que desmaiam ou ficam de castigo.
Perante essa fiel rivalidade entre os grupos de amigos, os adversários nunca deixaram e também não deixarão tão cedo os rivais, nunca abandonarão a batalha, pois eles têm uma rivalidade tão grande que deixar os outros no campo de batalha é um fraquejo total diante do grupo adversário.
Esta fiel rivalidade também traz castigos, garotos que apanham e às vezes até desmaiarem. As mães quando viam crianças sem um botão na roupa podiam fazer muitas coisas, então para os garotos não apanharem de suas mães ou para não ficarem de castigo, eles arranjam soluções muito loucas, como abrir um fundo para guardar dinheiro ou mesmo até lutar pelados.
Este livro apresenta de maneira fiel a grande rivalidade entre os dois grupos de amigos, este livro também apresenta os castigos e a forma de viver de antigamente.