Por: Martim Mendes
Ficha Técnica
Título: Diário de um banana
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara e Riba (V&R)
Número de páginas: 217
O livro “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, de forma humorística apresenta a história de um garoto americano, chamado Greg Heffley, que apresenta os problemas de entrar no ensino fundamental 2, e enfrentar a zombaria dos outros. O livro mostra como o bullying pode mudar a cabeça de um menino. A história, por ser um diário, é narrada em primeira pessoa.
O livro diz principalmente dos problemas que se passam na cabeça do garoto, pois ele se expressa no diário. Uma coisa que aparece bastante é que ele pensa que qualquer coisa que ele fizer já irá ser debochado, como em um trecho do livro, por exemplo: “Eu sei que diz na capa, mas quando a mamãe foi comprar essa coisa, eu disse especificamente que queria um caderno sem a palavra ‘DIÁRIO’ escrito nele. Ótimo. Tudo o que eu preciso é que um idiota me pegue com este livro e entenda tudo errado.”
Ao longo da história, Greg vê ele e seu amigo Rowley, tentando escapar de serem gozados. Muitos outros garotos eram debochados como diz em uma parte do livro quando um garoto chamado “C. Boroll” ézoado, por ter um nome que pode ser entendido errado. Em outra parte do livro, Greg tenta algum jeito de ser popular para não sofrer bullying, como neste diálogo, entre ele e o professor, onde ele tenta ser popular por ser o “palhaço” da classe:
“ ‘Greg H., você pode resolver esse problema?’
‘ Sua mãe’
‘ Me desculpe?’
‘ Sua vovó bocó!’
‘ Não vejo o que isso…’
‘ Seu vovô com cheiro de cocô’”
Assim, Greg vai “desviando” do bullying. Um bom exemplo é a apresentação final do ano, quando seu irmão mais novo, Manny, o chama de “Mamão” (abreviação de irmão) e, já pensando que iria ser zombado, já empurra o apelido para o garoto ao seu lado, e o chama de Mamão, que no dia seguinte é caçoado por outros garotos. Há outras brincadeiras de mal gosto na escola de Greg, como a do toque do queijo, que é um dos símbolos do bullying na escola, pois causa total exclusão se pegar o toque, pois todo mundo irá fugir de você.
Então, o livro de forma humorística lida com um grande problema atual. Livro de muito sucesso que talvez mude seu pensamento em relação a escolaridade e convivência entre os alunos nas escolas.