por Rafael V. Zacchi
ficha técnica
Título do livro: Momo e o senhor do tempo
Autor: Michael Ende
Editor: martins fontes
Páginas: 261
Momo é uma garota orfã e pobre, sua moradia fica em um buraco na parede das ruínas de um anfiteatro, ela possuí um dom que apesar de não parecer impressionante é um dom muito raro, ela ouve as pessoas, mas não só ouve como ouve sempre com atenção, interesse e paciência e por essa razão é muito adorada pelos vizinhos, pelo simples dom de ouvir, quando uma pessoa está irritada, nervosa ou qualquer coisa do tipo, as pessoas vão falar com ela e, pouco a pouco vão se acalmando, e isso se torna tão comum que surge a expressão: “ora, vá falar com momo”.
Este é um livro que eu gosto muito, pois é muito interessante ver a relação de momo com os vizinhos. Mas, o mais interessante e legal é ver as metáforas presentes principalmente no conflito: a chegada dos homens cinzentos.
Esta poupando poderá ser utilizado no futuro. Estes homens são agentes de uma caixa econômica do tempo e eles tem um esquema de roubar o tempo das pessoas em que a pessoa esta supostamente fazendo tudo rapidamente e só o explicitamente necessário de forma que o tempo que a pessoa “poupe” seu tempo. Isto pode ser interpretado como uma crítica social pois hoje em dia boa parte das pessoas tentando ganhar tempo fazendo tudo rapidamente e meio malfeito pra acabar o trabalho mais rapidamente porém no futuro estas coisas malfeitas iram dar problemas que resultará em algo bem mais demorado enquanto, se fizermos as coisas com paciência e bem feitas tudo acabará mais logo e acabará com este bem mais rápido.