Jogo de Escolhas

Por: Paola F. Giovanolli

Ficha Técnica

Título do livro: Jogo de Escolhas

Autor: Reginaldo Prandi

Ilustrador: Rodrigo Rosa

Editora: Companhia das letrinhas

Número de Páginas: 138

 

O livro “ Jogo de Escolhas”, escrito por Reginaldo Prandi, apresenta várias fábulas escritas de formas indiretas e sutis, apresentando uma família que quer viajar, porém todos os filhos mais velhos de Paulo querem escolher o lugar, então ele propõe um jogo. Os filhos Francisco, Rita e Fernando irão escolher uma história e contar para a irmã caçula Luiza. O filho que contou a história que ela gostar mais escolhe para que lugar a família irá viajar. E na minha opinião esse livro apresenta várias fábulas de formas indiretas.

Na verdade, no livro, animais agindo como seres humanos estão escondidos em partes do livro. Por exemplo: ” o macaco aprendeu tudo sobre a química dos medicamentos”. Neste trecho mostra que em poucas palavras podem estar escondidos pequenos exemplos de estruturas de fábulas.

No livro também é apresentado de forma indireta várias morais, ou seja, uma lição às pessoas, como essa ” De casaca e cartola , o mestre de cerimônia, que era o próprio dono do circo, anunciara ao rufar dos tambores :- Senhoras e senhores esta companhia, orgulhosamente, tem o prazer de apresentar … o doutor Xereta !”. Dando mais uma propriedade semelhante a uma fábula, pois a moral nesse trecho é : destine-se ao seu talento não aos dos outros. E acredito que uma moral é uma característica de uma fábula, pois todas elas tem, mesmo se estiverem diretas ou indiretas.

Se você acredita que um livro de várias páginas, pode ser chamado de fábula, então este livro pode ser um grande exemplo.