A extraordinária jornada de Edward Tulane

Por: Joaquim Kiyoshi

FICHA TÉCNICA

TÍTULO DO LIVRO: A extraordinária jornada de Edward Tulane

AUTOR: Kate Di Camillo

EDITORA: Martins Fontes

NÚMERO DE PÁGINAS: 204

ILUSTRADOR:Bagam Ibatoulline

Um livro para se divertir chorar e apreciar.

 

O livro “A extraordinária jornada de Edward Tulane”, de Kate Di Camillo, apresenta a forte amizade entre um coelho de porcelana e suas breves companhias. Uma narrativa bela, triste e comovente.

Quando a garotinha Abilene e Edward, seu coelho de porcelana, vão a um cruzeiro, ele acaba caindo no mar. E assim começa a sua extraordinária jornada. Neste momento a partir dos sentimentos da garota pelo boneco após o incidente, o leitor começa a refletir sobre todo o amor que a menina sentia pelo animalzinho de brinquedo, e agora, não o tinha mais presente para brincar e se divertir.

E então o coelho é achado e perdido, achado e perdido sucessivamente durante a história, por personagens muito diferentes uns dos outros, tendo cada um uma característica única, mas no entanto uma coisa que tinham em comum era o afeto por Edward.

 Os grandes momentos do livro estão contidos nas simples, mas amorosas atitudes dos personagens pelo coelho. Essas simples, mas lindas ações, deixam o leitor comovido. Como quando o morador de rua lhe faz roupas de trapos, para que o coelho não sinta frio.

Todos os bons e maus momentos vividos por Edward e suas companhias deixam o leitor emocionado. As perdas dessas fazem o leitor ficar triste e refletir sobre todos os momentos vividos por eles. E então o leitor pensa como um simples coelho de porcelana, mesmo não falando e se mexendo, consegue fazer a felicidade de muitos.