Era uma vez outra vez.

Por: Laura Urtado.

 Ficha técnica

Título: “Era mais uma vez outra vez.”

Autor (a) : Glaucia Lewicki

Ilustrador (a) : Gonzalo Carcámo

Editora: SM .

O livro “Era mais uma vez outra vez” apresenta de maneira surpreendente e divertida uma mistura literária onde os próprios personagens e leitor fazem a história.Mesmo sendo um livro infanto-juvenil.O fato do autor brincar com os tipos de narrador, faz com que todos se divirtam e apreciem a leitura.

O enredo trata diz sobre  um livro empoeirado que não era alugado na antiga biblioteca havia anos, então uma curiosa e autêntica criança o emprestou, assim o narrador do antigo conto percorreu esbaforidamente as envelhecidas páginas, para avisar aos personagens de que a história estava prestes a começar. Mas levou um susto quando viu que o rei estava na praia, que era uma ilustração que havia sido roubada do título  ao lado, o dragão estava morando no castelo e a princesa no lago escuro, onde agora borboletas vagavam pelos espaços. Como o narrador diz: “Voltei para a página onde estava o castelo do reino de Anascar. Caminhei por muito tempo pelo bosque tenebroso, e finalmente , cheguei às portas do castelo, agora todo enfeitado por escamas . Pelo visto o dragão das sete asas havia contratado um ilustrador para redesenhar o Antigo reino de Caliburnia.”

Mas o interessante é que ao final da leitura nos surpreendemos, porque diferente de  todo final dos contos de fada , a princesa não vive feliz para sempre com seu príncipe encantado que matou o dragão, muito pelo contrário, o dragão se transforma em um príncipe e é a leitora que faz com que isso se torne um fato da história.

Assim, depois que nós o lemos, mergulhamos no fato de que nem tudo o que é diferente é ruim, mas sim original e criativo.