por Amparo Ramos
Ficha técnica:
TÍTULO: Fazendo meu filme- Fani em busca da felicidade
AUTOR: Paula Pimenta
NÚMERO DE PÁGINAS: 606
EDITORA: Gutenberg
Fani trata de todos os modos superar tudo deixando o passado para trás. Ir morar em Hollywood não foi uma perfeita escolha para esquecer-se de tudo e viver uma nova vida. Embora tente esquecer todas as histórias com seu ex namorado, memórias e fatos que quer ocultar, simplesmente fingindo que nunca existiram, isso não foi possível para ela. Ainda se ilude escrevendo cartas que nunca são enviadas, relendo os bilhetes que, juntos, trocaram ainda na escola.
“Estou escrevendo porque de repente me deu a maior saudade de passar bilhetinhos na aula! No dia que eu estava arrumando minha mala para vir para cá, encontrei um envelope cheio de nossos bilhetinhos, pois eu guardei todos os que trocávamos durante o segundo ano. Acho que eu tinha a intenção de que, tempos depois, pudéssemos ler e morrer de rir, ao constatar como éramos felizes e amigos… amigos. Eu gostaria tanto de ainda ser sua amiga… gosto de fingir que ainda sou. Em algum universo paralelo, quem sabe? (…)
A próxima aula vai começar,
Fique bem,
Fani”
Fani, não se esquece de tudo o que viveu com as amigas no Brasil, além das novas amizades da Califórnia, a distância pode ser algo complicado… O contato que tem com as amigas Brasileiras é pouco, ainda troca e-mails, porém sente falta das idas ao shopping e de trocar chamadas ilimitadas por celular com elas, quem não teria?
“Ao ver minha expressão ela também congelou por alguns instantes… a nossa despedida havia começado.
-Você já está arrumando tudo? – consegui dizer, sentindo minha voz meio rouca – Mas ainda faltam dois dias…”.
Com a comédia romântica, Paula Pimenta retrata de forma envolvente e sensível a dificuldade de lidar com as amizades na adolescência. Com os trechos do livro, pode-se perceber que a saudade é um sentimento ruim, porém, ao lidar com ela, fazemos de um modo que a torna muito mais difícil de ser superada. Sentir falta é normal, mas o livro ensina que o fundamental é superar e seguir em frente