Por: Pedro Palezi Milan
Ficha técnica
Título: Rangers, a ordem dos arqueiros/livro 1 e 2 (coleção)
Autor: John Flanagan
Editora: Fundamento
Número de páginas: 224
O livro “Rangers, a ordem dos arqueiros”, de John Flanagan, se passa na idade média, mostrando conflitos e problemas da época. Ele trata de uma relação entre dois desconhecidos: o talentoso mestre arqueiro e seu futuro aprendiz. Esta obra mostra como passam de ser apenas homem e garoto que se olham raramente, para verdadeiros amigos.
Nesta longa transição, de desconhecidos para grandes conhecidos, sua união os leva diante do perigo extremo, já que o único modo de sobreviver é ficarem juntos. A partir disto, decidem matar uma enorme e esperta besta, que ameaça a todos. Will, o protagonista (aprendiz), lembra dos ensinamentos e conselhos de seu mestre e consegue derrotar este monstro, usando seu arco de madeira, feito a mão. O ataque é feroz, graças a Halt (o mestre) e seus incentivos durante todo o combate .
No segundo livro, já grandes amigos, o aprendiz é capturado. Seu mestre, sente os acontecimentos, graças a grande amizade que os “acorrentou”. Ele não desiste, e vai atrás de seu aprendiz, mas no final, percebe que será uma tarefa difícil, pois os nocivos escandinavos, muito poderosos e velhos inimigos do reino, são os raptadores de seu aprendiz. O mestre faz muitas promessas, e algumas lágrimas saem de seu olho. Isto mostra como ele se apegou a Will.
Então, percebemos que a amizade é uma coisa esplendida que nos deixa a “toda”, até conseguirmos salvar aqueles que mais amamos, e mesmo que não conseguimos na primeira chance, tentamos e tentamos até conseguir, sabendo que não ganharemos nenhuma recompensa. Fico pensando, será que todos são assim, se arriscando por amigos?