Por: Eduardo Gimenis
Ficha Técnica
TÍTULO: Caninos brancos
AUTOR: Jack London
EDITORA: Editora Nacional
TRADUÇÃO: Monteiro Lobato
NÚMERO DE PÁGINAS: 215
O livro “Caninos Brancos”, de Jack London, é caracterizado como infantil, mas pelo seu modo de contar se torna uma história envolvente para todas as idades, apresenta de forma interessante, surpreendente e divertida a transformação e adaptação da vida de um lobo selvagem, desde filhote, nascido em uma caverna, até sua morte, no extremo Wild. Toda esta aventura acontece no frio apavorante do Alaska, que é chamado pelo narrador de “Wild”. Percebemos o quanto ele se adapta ao seu novo dono e seu novo lar, no momento em que ele perde seu pai e sua mãe, tendo que viver na vila, ficando separado de seu adorável dono durante o dia. A partir daí ele vira independente, sozinho e odiado por todos da vila, desde os cães até os humanos. Menos o seu dono.
Porém ele enfrenta os cães que o desprezavam e ganha a luta, criando assim uma rivalidade ainda maior, podemos dizer então, que este foi o momento mais importante de sua adaptação.
Este livro nos dá um incentivo a enfrentar nossos maiores medos e dificuldades sozinhos.
Uma parte engraçada desta história é quando ele tinha recém nascido, na hora em que seu pai entra e saí pela caverna, ele acha que é um tipo de “portal” mágico. E quando ele vê as pessoas acha que elas são um tipo de Deuse, já que as desconhecem. Isto nos dá vontade de dar gargalhadas pois é uma coisa meio fantástica e surpreendente.