Por: Mariana Palomares
Ficha técnica
Título: “A culpa é das estrelas”
Autor: John Green
Editora: Intriseca
Número de páginas: 283
O livro “A culpa é das estrelas” de John Green conta sobre como o câncer pode se envolver na vida das pessoas e como pode deixar dificuldades em tudo que se faz. Essa bela história apresenta dois jovens apaixonados que, no mesmo dia que se conhecem, vão assistir a um filme na casa de Augustus, desde então trocam livros e os dois amam um livro chamado “uma aflição imperial”. O problema é que o livro termina em final aberto e o único que pode continuar a história é o próprio autor. Com isso, sonham ir a Amsterdã para saber o final da história, mas por causa da doença perigosa de Hazel, quase não conseguem ir.
O sonho que tanto desejavam quase não foi possível ser realizado, e trouxe muita mágoa para todos ” Porque eu… Eu quero ir a Amsterdã, quero que ele me diga o que acontece depois que o livro acaba, e simplesmente não quero mais essa vida”. Hazel gostaria muito de ir a esta viagem, mas sabe que provavelmente não poderá ir e está cansada disso.
Mesmo uma coisa simples de se fazer pode nos deixar aflitos e com muitas dores dependendo o estado que estamos. “- Eu queria comprar um maço de cigarros – Ele balbuciou – Perdi o meu ou então esconderam de mim. Não sei. Eles disseram que iam comprar outro, Mas eu quis… Fazer isso sozinho. Fazer uma coisa simples sem ajuda”. Mesmo querendo comprar um maço de cigarros sozinho sabe que não pode, pois sua doença o impede.
Um livro romântico e dramático, mas ao mesmo tempo engraçado mostra o pensamento de uma adolescente em relação ao mundo. Esse livro é como se fosse um diário de Hazel que conta tudo que vê ao seu redor do seu jeito e com sua opinião.