Entre as melhores histórias em quadrinhos

 Por: Rafael Muro Lebensztajn

Ficha técnica

Livro resenhadoNate dá uma virada

Autor do livroLincoln Pierce

EditoraSextante

Número de páginas: 216

Em uma escola triste e sem vida, a rotina era sempre a mesma. Portanto á um garoto que quer mudar isso, Nate. Todos os dias ele tenta quebrar algum recorde, ganhar um jogo de bola de pano ou até ganhar um concurso de escultura de neve contra a “Escola Jefferson”. Às vezes tenta cantar uma menina, Jenny. A coleção de Nate tem algo em comum pois em todos os livros Nate quer faz alguma coisa muito maluca para ficar de castigo. Esta é uma leitura muito indicada e apropriada para crianças do 5° ou 6°ano, já que os personagens têm a mesma idade e passam por experiências vividas em todas as escolas. Dessa forma, o leitor pode se identificar com a narrativa e seus personagens.

Todos os alunos dos 6°anos algum dia odeiam a escola, muitos alunos têm problemas com a falta de organização. A falta de organização de Nate está causando tantos problemas, que seus amigos querem que ele seja hipnotizado. Nate não se organiza na aula, seu quarto é uma bagunça, seu armário está cheio de papeis avulsos, caderno amassados e até ovo cru. “Você é tão bagunceiro!!! (…) Eu viro para trás e o Francis está balançando a cabeça”. Quando Nate é hipnotizado ele não quer saber mais de bagunça, em um segundo, ele arruma tudo que está bagunçado.

– Vou para o meu quarto!!!

– Vai fazer a lição?

– Não, vou fazer uma coisa muito mais difícil, vou arrumar meu quarto!!!”.

Quando eu peguei o livro e começei a dar uma olhada nas páginas, eu dei algumas gargalhadas ou fiquei me perguntando “Porque Nate fez isso?, pôr que ele não fez aquilo?”. Logo eu entendi o contexto da história, Nate é um garoto do sexto ano que quer fazer coisas extremamente difíceis, para que quando ele morrer alguém lembre dele por seus atos malucos.

– Vou tentar quebrar algum recorde, vou comer 3 quilos de vagem!”

– Mas Nate, você odeia vagem!”.

Qualquer aluno gostaria de fazer alguma coisa muito maluca, só para que as pessoas lembrem dela para sempre.

Lincoln Pierce mais uma vez escreve um livro muito engraçado e cômico.”Nate dá uma virada” e outros livros da coleção divertem o leitor com as maluquices de Nate, com as piadas de seus amigos, com os quadrinhos dele ou com as frequêntes tentativas de acabar com o lado chato da escola que o leva para o castigo. Nesse caso, certamente uma pessoa de 11 anos pode se identificar com esse livro, por que quem não quer acabar com o lado chato da escola.