Helena Carpenter
Ficha tecnica
Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Martins fontes
Número de páginas: 229
A realidade adolescente.
O livro “Quem e você, Alasca?”, de John Green, é um dos primeiros da lista dos livros mais vendidos do New York Times, narra a simples história de um jovem, apelidado de “Gordo”, que vai para um novo colégio chamado pelos alunos de “Creek”, onde conhece uma linda menina com o nome de Alasca , que os mete em confusões. A história, conta sobre algo do cotidiano em um pedaço, no outro ela é escrita de uma maneira inovadora. Os detalhes que complementam a história de maneira única a deixam comovente.
O livro é separado entre ‘antes’ e ‘depois’ e no antes a vida é normal, até que, o livro muda no meio da noite os personagens são acordados pela Alasca, dizendo que precisava sair do campus, e sem perguntar, distraíram o diretor para ela sair, até aquele momento eles não desconfiavam que no inicio da manhã eles seriam avisados de que: “Ontem à noite, Alasca Young teve um terrível acidente de carro, ela faleceu. Ela morreu.” A partir daquele momento, começa o depois, a vida das pessoas nunca seria a mesma, ela se tornaria um mistério.
A história também obtém frases únicas, enriquecendo o enredo da história, como enquanto Alasca estudava pré cálculo, e explica por que ela fuma tanto: Vocês fumam para saborear, eu fumo para morrer”, ela poderia muito bem ter simplificado, mas o autor opuita por criar um personagem eniguematico
Há também uma frase que é uma reflexão: “Ela gostava de mistérios tanto que tornou sua vida um deles”. Ela por todo o livro foi enigmática e nunca dizia muitas coisas, como resposta para perguntas que indicavam sua morte, e tocou o corações de todos os que conheceu.