O Humor no Suspense

por: Lucas Marte

Ficha técnica:

titulo do livro: “A gruta gorgonea”

autor: Lemony snicket

editora: Cia.Das Letras

páginas: 280

 

O livro “A gruta gorgonea” você lê a história rápido como um raio, enquanto a aventura transcorre perante os seus olhos… De repente (e sem nenhum sentido especifico) O autor faz um de seus diferentes comentários. As observaçoes do autor no meio da história dão ao livro um aspecto engraçado, apesar da narrativa não ser totalmente cômica, os comentários  são tão absurdos que você ri.

Enquanto você ler “A Gruta Gorgonea” você se sente dentro da história. Essas falas do autor tiram você do suspense do livro e te fazem entrar em um mundo diferente e engraçado dentro da mesma obra. Como por exemplo “os baudelaire enfrentavam perigos que simplesmente não podiam imaginar.” E dai de repente o autor começa com um assunto que não tem nada a ver: “A expressão servir como uma luva é estranha pois existem muitos tipos de luvas.”

Os comentários falam de algo totalmente absurdo como se fosse normal e isso da um toque de humor. Como por exemplo “Se você precisa furtar um par de hashis em um restaurante japonês sem ser descoberto vai precisar de luvas que não deixam vestígios”.

O escritor também explica algumas coisas de um jeito engraçado, inventando esquisitas informaçoes, o que torna a diferente explicação mais hilaria ainda, como por exemplo “depois de passar um bocado de tempo examinando os oceanos, investigando tempestades e perscrutando severamente diversos bebedouros, os cientistas do mundo desenvolveram uma teoria sobre o ciclo da água”. Ele inventou o caso dos bebedouros apenas para deixar a frase mais cômica.

Esses comentários, que num ponto de vista atrapalham a história e em outro ponto de vista melhoram-a, podem ser resumidos simplesmente com as palavras: Humor sem sentido