Inesperadas Férias de emoção

Por: Roberta Lopes Ortega Cruz

Ficha Técnica

Título do Livro: Judy Moody e o verão superlegal

Autor: Megan McDonald

Editora: Salamandra

Número de páginas: 218

Inesperadas Férias de emoção

A obra “Judy Moody e o verão superlegal” conta de um jeito divertido e diferente que tudo tem uma solução e que se pode encontrar diversão até nos dias mais decepcionantes.

Judy é uma menina inteligente e extrovertida que é cheia de ideias na cabeça. Nesse livro, as ferias de verão começaram e ela já tem enormes boas ideias de como se divertir no verão com seus  fiéis companheiros, todos integrantes do clube “xixi de sapo”. A garota faz um gráfico de pontos de emoção, com vários desafios para eles todos cumprirem, e cada desafio vale uma quantidade de pontos. Aquele que tiver mais pontos no final do verão irá ganhar a disputa entre eles. Seriam tempos emocionantes! Mas seus amigos já têm outros planos… Rocky irá para uma escola de circo e Ana vai viajar, deixando os restantes, Judy e Frank, sozinhos.

Quando a garota acha que suas férias estão arruinadas, uma tia , da qual ela nunca ouviu falar, chega em sua casa para salva-lá da tediolândia.  Judy, seu irmão Chiclete, tia Opala e seu amigo Frank passam por várias situações e aventuras, mostrando que não precisam de acontecimentos absurdos ou fantásticos para ter um dia inesquecível.

Por exemplo, quando Judy  descobre que seu amigo Rocky está se divertindo nas férias e aprendendo a andar na corda bamba, ela fica com “um pouco” de inveja, então ela decide fazer sua própria  e simples corda bamba em cima de um riachinho para ela e seu amigo Frank atravessarem juntos. Mas eles acabam se desequilibrando e caindo dentro d’água! Mesmo assim não deixam de se divertir.

Com as passagens durante o livro, Judy aprende a nunca desistir do que ela quer, mesmo que pareça impossível. Com ajuda da tia Opala, a menina consegue recuperar os bons momentos do verão, mesmo que ele pareça estar arruinado.

Mesmo com tudo isso, essa obra de Megan McDonald, na verdade não tem o objetivo de nos ensinar grandes lições, na verdade ela serve mais para divertir e para ser uma coisa gostosa de ler. Mas conseguimos perceber que durante o enredo, os personagens, principalmente Judy, aprendem a não desistir e nem se iludir.