Por: Cao Szpigel Vilela
Ficha técnica
Livro resenhado: O nabo gigante
Autor do livro: Aleksei Tolstói e Niamh Sharkey
Editora: RRDonnelley Moore
Numero de páginas: 37
O livro infantil “O nabo gigante”, de Aleksei Tolstói, apresenta de modo engraçado e indireto que trabalhando em equipe tudo é possível. Na obra um casal de velhinhos fazendeiros plantam diversos vegetais e após uma forte tempestade o velhinho vai colhê-los, mas quando vai arrancar o nabo da terra ele não consegue e pede ajuda à esposa, mas não adianta, então o casal chama, espécie por espécie, todos animais da fazenda para ajudar, até que conseguem e dividem o grande nabo entre todos.
Na história, todos trabalham juntos e assim conseguem o que queriam, isso também acontece na vida real, como por exemplo: muitas pessoas que querem conseguir e/ou mudar algo se juntam para fazer isso. O propósito dessa obra é divertir o leitor, porém ele também passa uma lição que é “trabalhando em equipe tudo é possível”, para enxergar isso é preciso ler a narrativa com outro olhar, pois isso está bem escondido no enredo. Um trecho que mostra o trabalho em equipe é “O velhinho, a velhinha, a grande vaca marrom, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas pintadas, os cinco gansos brancos, os seis canários amarelos e o pequeno rato faminto puxaram e levantara e forçaram”. Esse trecho é um dos muitos exemplos de trabalho em equipe.
Esse livro é engraçado por causa dos personagens, das imagens e do exagero.
Nessa imagem é possível enxergar o grande exagero, principalmente nas proporções do nabo. A comédia também está visível na aparência dos personagens por causa das proporções e pelo fato de serem diferentes da vida real.
Aleksei Tolstói narra de maneira engraçada e indireta que trabalhando em equipe tudo é possível.