A vida das meninas

Ficha Técnica

Título: Meg Foguete

Autor: Sergio Caparelli

Editora: L&PM

Número de páginas: 80

                                                                                                                                                                                                   Por: Larissa Moura de Melo Guenzburger

O livro conta a história de meninas que têm dificuldades e alegrias na vida durante os momentos da pré-adolescência.

 O autor conta de maneira sensível a história de meninas comuns, podemos ver esta sensibilidade na história de Aline e Fátima, a primeira tem uma vida difícil por não poder andar, a segunda era muito pobre e o pai cortador de cana apanhava da polícia nas greves. No livro também tem a história de Meg Foguete que tem uma vida alegre.

Sobre as dificuldades encontramos no livro, na história da Aline, uma conversa triste entre ela e o pardal:

“- Sabe, eu achava que você era uma menina. É muito parecida com as que eu conheço.

– Mas eu sou menina.

– E não anda?

– Não ando.

– Isso tudo me confunde muito, sabe. Eu sou novo aqui no bairro, não conheço ainda os costumes. Onde eu morava as meninas costumavam andar.

– É que sofri um acidente. Um carro me pegou quando jogava voley com as minhas amigas, agora não posso andar nunca mais.”

 Já na história da Fátima, vemos a tristeza de ver a família triste com a violência, como conta essa parte do livro:

“Ela tem muitas outras preocupações. Com seu pai, por exemplo, ontem no segundo dia de greve dos cortadores de cana, a Polícia Miltar invadiu sua casa e deu de cassetete elétrico nela, na mãe, na irmãzinha de trés anos, no irmão de quinze. E no pai. Não adiantou gritarem nem nada.”

Porém, o livro não tem só histórias tristes, nele também podemos encontrar histórias felizes, como a da Meg Foguete, por exemplo, ela estava toda feliz da vida por virar  mocinha, sobre este momento tem um  trecho do livro que diz:

“De tanto ouvir que estava uma mocinha, Meg vivia passando o batom sabor de uva, sonhava feliz com o dia em que finalmente iria usar sutiã.”

 Assim, o livro segue contando as histórias e momentos da vida de várias meninas, é uma leitura muito leve e legal, nela o leitor pode se reconhecer nos episódios de cada personagem e assim, lembrar o que aconteceu no passado ou o que tem acontecido no presente em suas vidas.

Por este motivo, indico o livro Meg Foguete para o público adolescente que pode estar passando pelos conflitos e alegrias dessa fase da vida.