Uma história filosofal

Por: Leonardo Hedro Cappucci

Título do livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Autor: J.K Rowlling

Editora: ROCCO

Número de Páginas: 223

O destaque de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”  é narrar a situação de uma escola diferente formada só por bruxos. As aventuras do bruxo vão se ligando uma à outra de modo que o leitor não consegue parar de ler.

Os mistérios do livro aparecem de repente mas de um jeito com que o leitor pense que tem algo a ver com outros e no final todos eles se relacionam dando sentido à todos os mistérios. Como a frase a seguir “Harry sabia que Rony e Hermione estavam pensando o mesmo que ele. Se Snape fora chamado para proteger a pedra, devia ter sido facil descobrir como os outros professores à tinham protegido”. Eles encaixam uma pergunta na outra para dar rasão à todos os fatos e solucionar um mistério.

A excitação de tentar entender tantas duvidas, oque é uma escola de magia, quem é Dumbledore, desde quando Harry é bruxo, e oque seus pais tem a ver  com isso, fazem o leitor ter uma extrema curiosidade de descobrir tudo, pensando em uma resposta antes de continuar. Na frase a seguir:”Eu sabia que você não estava recebendo cartas mas nunca pensei que  nem ao menos sabia da existencia de Hogwarts, pra apelar. Você nunca se perguntou onde foi que seus pais aprenderam tudo?” deixa uma duvida no leitor de tudo que está acontecendo que o deixa mais curioso a ponto de não largar a leitura e tentar solucionar os mistérios, acompanhando o personagem.  Na saga de “Harry Potter”, a sensação de tentar descobrir todos os mistérios e vê-los todos se encaixando no final, começa desde o primeiro capitulo e o leitor ainda quer ler uma segunda parte porque ainda acha que tem mistérios não solucionados e isso faz ele refletir.

A criatividade na literatura fantástica do livro é um sonho de toda criança, a palavra “bruxo” significa uma pessoa que sabe usar magia  não uma velha verde com espinha no nariz que cria maldições. É incrível ler o livro e ver todas as coisas que você nunca imaginou e querer que tudo isso seja real e como não tem imagens, quando você lê, você imagina sua propri versão de cada coisa