Desenterrando uma tumba de mistérios

Por: Pedro Nunes da Silva Matuck Borba

Título do Livro: Mortos de fama – Tutancâmon e sua tumba cheia de tesouros

Autor: Michael Cox

Editora: Cia das Letras

Número de Páginas: 159

 

O livro “Mortos de fama – Tutancâmon e sua tumba cheia de tesouros” apresenta o tema da vida do faraó Tutancâmon, de maneira interessante. O autor Michael Cox convoca o leitor a escavar fundo a história do Antigo Egito. O livro é um documentário divertido, que desvenda planos, curiosidades e maldições terríveis da Antiguidade.

A história de Tutancâmon é divida em partes. Ela nos revela muitas curiosidades imprevisíveis que aconteceram com Tutancâmon. O primeiro capítulo trata da infância de Tutancâmon: “Tutancâmon tinha apenas dezenove anos quando morreu.” Também, há outros capítulos falando partes de sua infância. Como o capítulo ”Conhecendo a família”, que diz quando entrou na escola, quando começou a “engatinhar” e apresenta sua família: “ ele foi mandado para a escola para estudar todos os assuntos conhecidos pelos antigos egípcios”, ” quando o pequeno Tut começou a engatinhar peladinho pelos majestosos jardins e pomares dos palácios de seu pai…”.  Além desses, no capítulo “Rei Tutancâmon: soberano de todas as coisas do mundo”,relata que Tut, aos nove anos de idade, tornou-se líder do mundo, ou seja, o rei do planeta. Antes, seu pai, Akhenaten, e sua mãe, Kuya, eram rei e rainha. Então, seus pais passaram o cargo para seu filho, Tutancâmon. Também, descobrimos que, com essa mesma idade, Tut casou com sua irmã mais velha de quinze anos. Aos dezenove anos, Tutancâmon faleceu. O autor nos explica como ele foi enrolado com a faixa, tornando-se múmia.

O livro é interessante e criativo e consegue prender a atenção do leitor. Interage com o leitor por meio de relatos e curiosidades sobre Tutancâmon e o Antigo Egípcio. Por exemplo, as ilustrações do livro. Clive Goddard é o ilustrador do livro. Suas ilustrações feitas são representativas, perfeitas e criativas, o que faz com que o leitor entenda o que o autor está relatando. Também, elas nos fazem imaginar o que aconteceu na época antiga. Com isso, interpretamos com mais facilidade. Outro aspecto que motiva o leitor são alguns acontecimentos curiosos, que faz o leitor interagir mais com o livro. Como o autor nos explica como Howard Carter (arqueólogo que descobriu Tutancâmon) encontrou Tutancâmon dentro da caverna. Com essa descoberta, Howard Carter foi nomeado, na arqueologia, o arqueólogo que achou o vestígio mais importante da história. 

Com essas ilustrações e as informações escritas pelo Michael Cox de forma curiosa, o livro “Mortos de fama – Tutancâmon e sua tumba cheia de tesouros” foi elaborado maravilhosamente por Michael Cox uma narrativa esplêndida, que mostra um personagem famoso mundialmente e esquecido, ou seja, a importância desses seres para a evolução do nosso planeta. A obra é imperdível para todas as idades.