O LADO MAIS SOMBRIO

por: Marcella Silva Pereira
6ºB

Título: O lado mais sombrio
Autor: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
367 p.

O livro “O lado mais sombrio” de A. G. Howard , conta sobre uma bela garota chamada Alyssa Gadner que ouve pensamentos de plantas e animais. Por enquanto, ela consegue esconder suas alucinações, mas já conhece seu destino: terminará em um sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que sua tataravó Alice Liddell, falava a Lewis Carroll  (o famoso autor e seu grande amigo) sobre seus sonhos estranhos o inspirando a escrever o clássico “Alice No País das Maravilhas“.

A. G. Howard, além de mostrar o verdadeiro e horripilante país das maravilhas, apresenta novos lados incrivelmente surpreendentes de Alyssa, que nem ela mesma imaginou, algum dia, ter ou pelo menos demonstrar.

Após chegar no país das maravilhas com Jeb, seu melhor amigo, e “conhecer” Morfeu, seu amigo de infância, Alyssa apresenta um lado muito selvagem e peturbador, seu primeiro “sintoma” foi quando ela precisava acordar os convidados do chá da tarde:

“Talvez seja a adrenalina, ou talvez seja um demônio que me possuiu quando eu cai naquela toca e provei daquele troço roxo… Mas alguma coisa me dá força o suficiente para empurrar Jeb de lado como se fosse um graveto. Ele rola para fora da mesa com um grunhido e eu agarro aquela delícia pegajosa de rato que se debate sem parar. Uma calda roxa me escorre dos dedos para minhas luvas. Estou prestes a dar uma mordida em sua cabeça quando sou guinchada por trás, e ele escapa.”

No trecho a cima, Alyssa está prestes a comer um rato vivo, Jeb tenta impedi-la, mas ela o empurra com força, o que ela definitivamente nunca faria no mundo real. Esse lado selvagem e assustador dela causa dúvidas sobre o líquido roxo, ele pode ser o causador dessa crise ou não.

Uma outra coisa que Alyssa fez e que gerou muito estranhamento, não foi no país das maravihas, mas foi para chegar á ele, quanto descobriu que a toca do coelho ficava na Inglaterra. Foi quando Taelor, namorada de Jeb, esqueceu sua bolsa na loja de Jen (irmã de Jeb), em que ela trabalhava:

“(…) Tem mais de duzentos e quarenta dólares. se eu acrescentar aquilo ás minhas economias em casa, terei o suficiente para comprar uma passagem de ida para a Inglaterra, e ainda sobrará um pouquinho para um passaporte falso e as despesas; então, eu só precisaria encontrar o endereço para o relógio de sol”.

Essa cena gerou muito estranhamento aos leitores porque Alyssa nunca foi de roubar, muito menos da Taelor, sua inimiga já que as duas gostavam de Jeb. Essa cena mostrou que ela era capaz de tudo para chegar no país das maravilhas, uma vez que soube que toda a história de Alison (sua mãe) e Alice era real.

Parece que o País das Maravilhas não fez muito bem a Alyssa, ela está cada vez mais mostrando seu outro lado, o lado insano. Ela se torna cada vez mais como sua mãe, e isso assusta o leitor porque no começo da história isso era o que ela mais temia. Mas a maldição não termina por aí…