OS GIBIS IMPERFEITOS

por Victoria Assunção da Silveira
6ºB

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
328 p.

“Eleanor & Park” é um livro em que a autora, Rainbow Rowell, nos apresenta o amor a cada página virada. Eleanor entrou em uma nova escola, ela foi para lá pelo ônibus escolar. Nele, não havia lugares vagos, o único lugar era do lado de Park, um garoto que nem chega a ser popular e nem debochado. Eleanor, rapidamente, se sentou ao lado dele. No começo da amizade dos dois, Park a oprime, ele não tem interesse de ser popular e nem debochado por eles, então, a oprime para que ele não vire uma pessoa que sofre pelo deboche, como ela.

Durante o livro, a autora opta por usar recursos de narrativa em que o leitor sabe o que cada um sente pelo outro. A obra nos trás um amor imperfeito, porém inesquecível entre dois jovens. É divertido, cheio de esperança e inteligente.

“Park queria olhar para o rosto dela, mas não conseguia. Em vez disso, ficou olhando para os pulsos. Ela pegou a fita. Ele havia escrito How Soon is Now e Outras no adesivo branco e fino. Ela a entregou para ele:

– Obrigada – disse. Isso sim ele jamais a ouvira dizer. – Mas não posso aceitar.

Ele não pegou.

– É para você, fique com ela – ele sussurrou, desviando o olhar das mãos dela para o queixo.” Nessa parte do livro, podemos perceber que Park, algumas vezes, demonstra a sua amizade em pequenos atos de amor.

“Naquela manhã, quando Eleanor entrou no ônibus, teve a sensação de que ele estivesse esperando ela. Ele estava lendo um gibi chamado Watchmen, e os desenhos eram feios que ela nem se deu ao trabalho de espiar. Ou ler junto. Algo assim […] Mas, como não tinha mais nada para fazer, seu olhar zanzou até o gibi feioso …E então ela começou a ler. E, de repente, estavam na escola.”  Como Eleanor, também, gostava de ler quadrinhos, ela começava a ler os quadrinhos de Park pelos ombros dele.

Este livro é inspirador, pois ele lhe fornece uma história em que cada ato de amizade pode se tornar um grande amor.