por Izabela Miranda Valente
6ºB
Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
283 p.
Esse livro apresenta, através de um casal de jovens, as dificuldades de como é ter câncer. Obra emocionante, que fará o leitor rir e chorar.
Hazel Grace é uma paciente terminal, diagnosticada de câncer no pulmão. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante, o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Junto os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
“A culpa é das estrelas” é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, passando para o leitor, os sentimentos sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar: “Passei a maior parte da minha vida tentando não chorar na frente de pessoas que me amavam, por isso sabia o que Augustus, estava fazendo. Você trinca os dentes. Você olha para cima e você diz a si mesmo, que se eles o virem chorando aquilo vai magoá-los, e você não vai ser nada mais que uma tristeza na vida deles”. Nesse trecho, são refletidos os sentimentos do amor e da vida: “Nem todo mundo chega na sua vida com a intenção de ficar. Da mesma forma, que nem todos que se foram, queriam partir”.
Essa obra também é muito metafórica e sentimental. O autor faz com que o leitor identifique as metáforas com a história, de um modo reflexivo: “Sou uma granada, um dia irei explodir, e destruir tudo que estiver ao meu redor”; “Agora percebi que eu amava uma granada, foi ai que entendi a bobagem que é, tentar salvar aos outros da minha própria explosão iminente”. Nesse trecho o leitor relacionai a historia, com o modo de vida cotidiano, relacionando as dificuldades da vida real, e do livro.
O leitor vai rir e vai chorar durante essa obra, ainda irá refletir as dificuldades de como é viver com câncer, e as dificuldades de como é amar uma granada.