por Leo Montagner
6ºB
Título: A Droga da Obediência
Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
112 p.
Magrí, Calu, Miguel, Crânio, e o mais novo Kara, Chumbinho, se juntam com a polícia para descobrir um estranho caso de uma misteriosa distribuidora internacional de drogas, drogando alunos de escolas do Brasil e mandando eles venderem as drogas pela escola- eles obedecem, graças ao efeito da droga. O autor conta um romance policial com muito mistério e de forma frenética, intensa e pesada.
“A Droga da Obediência” é um livro com muito mistério, deixando os astutos personagens tentando resolver um mistério enquanto outros aparecem para os deixar mais confusos, como no trecho: ” ‘Conte para mim, dona Rosa. Como são esses riscos e pingos?’ ‘Em cima tem um risco, um pingo, outro risco…’ ‘Um K! E depois, dona Rosa?’ ‘Tem um risco, um pingo, outro pingo, outro pingo, outro pingo…’ ‘Um B!’ ‘Embaixo tem um risco, um pingo, um risco, um pingo…’ ‘C de Chumbinho!’ (…) ‘K-B-C. Karas-Bino-Chumbinho. É isso! O Chumbinho tentou nos avisar que ele e Bino caíram na armadilha dos bandidos!’. Este trecho tem mistério pois o garoto passa a mensagem em código Morse, resolvendo um mistério e criando outro
O mistério deixa o livro frenético, seu ritmo é intenso, com episódios pesados, como se mostra no trecho: “Bronca abriu a porta do dormitório e enfiou-se por um longo corredor. Chumbinho viu quando Bronca derrubou um funcionário que tentava lhe barrar o caminho. O sujeito caiu, mas, de joelhos, sacou um revólver e apontou para as costas do macacão azul, onde estava bordado D.O. 19. Um clarão, e o corpo do Bronca foi arremessado para frente, como se tivesse tropeçado”. Essa parte é um pouco pesada pois não é muito bonita de ler, porque um garoto morre em um trecho meio intenso.
O livro é muito bom, empolgante e dá impulso para o leitor ler sem conseguir parar. Recomendado para quem ama mistérios e histórias policiais.