por Francisco Fernandez Alves da Silva
6ºB
Título do Livro: As aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
Ilustrador: Alex Cerveny
Editora: Cosaf Naify
360 p.
No livro “As aventuras de Pinóquio”, a história se passa em uma pequena cidade, aonde Geppetto, um simples carpinteiro recebe um pedaço de tronco que fala. Depois de ter feito este pedaço de madeira virar um boneco, este cria vida, e Geppetto o chama de Pinóquio. Este boneco participa de uma grande aventura cheia de trapalhadas, e tem o sonho de se tornar uma criança de verdade. Esta história alegórica e criativa vai fazer o leitor aprender muitas lições de vida, enquanto se diverte com o sapeca, preguiçoso e engraçado Pinóquio.
No livro, o autor faz nos lembrar de que nós muitas vezes passamos por grandes experiências ruins, que requerem muito esforço para superar, ou que causam muito sofrimento. Assim Carlo Collodi cria Pinóquio, o boneco de madeira malcriado, sapeca e desobediente, e mesmo com estes vícios, ele aprende grandes lições de vida, sofrendo muito nas confusões das quais ele se esforça para superar. Um exemplo de confusão que acontece com o pobre Pinóquio é quando ele vai no País dos Folguedos (um lugar onde crianças folgadas e preguiçosas se divertem, sem escola e obrigações), depois de um tempo ele percebe que, por ir a este lugar, crescem duas orelhas de asno, fazendo ele concluir que estaria virando um burro.
Carlo Collodi também nos diverte porque consegue fazer com que seu livro seja alvo de ambos adultos e crianças. Ele seria alvo das crianças por causa de sua criatividade, que faz a história ser um ótimo divertimento durante a leitura, e a alegoria que existe em quase todo o livro seria a razão dele também ser alvo dos adultos. A criatividade pode ser vista no decorrer do livro inteiro, existem muitos fatos criativos: Desde Pinóquio, um simples boneco de madeira, ter vida, até este boneco ter um fiel companheiro, que seria um sábio grilo que fala. A alegoria vem de o autor pegar grandes lições de vida (que uma criança teria preguiça só ouvindo de um adulto), e transformá-los em um simples conto infantil, que é umas das melhores opções para ensinar alguma coisa pra uma criança de um jeito divertido.
A incrivelmente interessante e detalhada história criada pelo grande Carlo Collodi (apresentando temas que aparentam ser lições de vida de ambos jeitos criativos e alegóricos) acompanhada da rica narrativa, mais os belos e simples desenhos de gravura feitos pelo Alex Cerveny, faz um conto belíssimo (que seria marcado na história dos grandes contos infantis). E então você ler com seus familiares, amigos de qualquer idade, ou até sozinho (não depende o jeito, pois de qualquer modo você vai se divertir). E se você tem uma criança malcriada, que não gosta de obedecer você, e muito menos quer aprender coisas importantes (que seriam citadas neste interessante livro), então de este livro para ele ao mesmo tempo se divertir, dar risadas, e aprender a seu uma criança um pouco mais comportada.