por Julia Motta
6ºC
Título: Contos de fadas sangrentos
Autor: Rosana Rios
Ilustrador: Jean Claude Alphen
Editora: Farol
80 p.
A obra “O noivo ladrão” de Rosana Rios, nos mostra como o julgamento apenas pela capa está presente no cotidiano de uma forma dramática e tensa.
Essa história é uma lição de vida em forma de livro, pois a autora basicamente ensina os leitores a serem mais atentos com o mundo em que vivemos, que o figurino pode nos enganar.
Com isso, a história acaba sendo boa para as crianças, mesmo sendo um conto de terror. Rosana Rios consegue esconder bem essa moral com todo o drama e o fato de você ficar tenso com o que que vai acontecer com a personagem, acaba te distraindo um pouco da parte “real” do livro que é a lição que se esconde entre as letras. Ela faz isso para ter leitores atentos com a leitura, que reflitam mais sobre a história.
O livro em si já justifica isso pois fala de um pai que procura um marido nobre para sua filha, um dia, um rapaz aparece no moinho em que o pai da moça trabalha pedindo a mão da menina, o pai vê que ele era um rapaz educado e usava roupas nobres, assim permitiu o casamento apenas sabendo dessas informações, no final das contas o homem não se passava de um assassino que usava esse truque em varias mulheres para atraí-las e mata-las, ou seja, o pai julgou o futuro noivo pela sua aparência e personalidade.
Rosana rios, conta a historia de uma forma dramática e tensa, para deixar o conto mais realístico e ela coloca aquela pequena, porém importante, fantasia, que é a idade antiga, assim a historia fica mais apropriada para as criança.
Essa obra dramática e tensa, é boa para jovens e crianças e até mesmo os adultos podem ter uma boa apreciação da leitura, pois o livro não é difícil mas também não é fácil, contém uma pitada de tudo para ser um livro bom e dramático sem exageros.