RESENHA DO EXTERMINADOR

por Felipe Souza Conrado
6ºE

Título: O jogo do exterminador
Autor: Orson Scott Card
Editora: Devir
394 p.

O livro “O jogo do exterminador” em si mostra diversas morais, que o leitor apreende junto ao personagem.

O livro “O jogo do exterminador” fala sobre um pequeno garoto chamado Ender Wiggin, que é alistado para o exército espacial com seis anos de idade, pois mostra um grande talento. Quando chega na estação, é considerado excluído pelos  chefes e generais, pois é muito pequeno de tamanho e de idade.

Mesmo assim, ele não se entristece, e mostra que mesmo sendo pequeno e jovem ele é melhor que muitas pessoas mais velhas que ele. Isso faz com que o leitor possa ver as características de Ender mesmo sem serem citadas no texto. Durante o livro, Ender vai se tornando um garoto mais velho por dentro, vai fazendo amigos bons e inimigos ruins, mas estes inimigos estão apenas para ensinar outra lição.

O livro mostra uma característica  geral de todos os adultos, o egoismo. Eu como leitor percebi esta característica, pois os adultos mandam Ender fazer coisas que eles saiam na melhor, e Ender, logo percebe isto.

O livro é bom, pois Ender Wiggin tem conflitos em sua vida que consegue resolver de seu jeito, sem ajuda dos adultos que o rejeitam e excluem.