O MENINO DO DEDO VERDE

Livro: O menino do dedo verde
Editora: José Olympio
Autor: Maurice Druon
128 páginas

O Menino do dedo verde é um livro escrito por Maurice Druon, um escritor de livros para adultos. O menino do dedo verde foi o primeiro livro infantojuvenil escrito por ele a 5 décadas.

Essa obra conta sobre Tistu, um garoto comum. Porém, esse menino tem habilidades especiais. Tistu é um menino feliz e alegre que mora na casa-que-brilha, uma casa muito grande mas não ganhou esse nome por muitas luzes e sim por ser lustrosa e brilhante. O pai e a mãe de Tistu são ricos graças a fábrica de seu pai. Lá, o pai de Tistu fabrica todo tipo de armas e canhões, ou seja, armamentos para guerras.

 

Além de seus pais, moravam também com Tistu dois cavalos: Groselha, um cavalo da cor vermelha e Ginástico. Também, com eles vivia o Criado Carolo, que tem um sotaque esquisito e está sempre lustrando um enorme corrimão em forma de S.

É muito legal como Maurice Druon consegue representar a felicidade através de flores e de um pequeno menino. Tistu é um menino que não se da muito bem na escola por dormir toda aula, e seu pais têm que passar por uma grande dificuldade para tratar disso.

É muito interessante como seus pais resolvem esse problema, pois a aprendizagem do indivíduo pode ser feita, além de na escola, em casa, onde os pais conseguem ensinar muitas coisas para o(os) filho(filhos).O livro mostra também que podemos aprender muito fora da escola quanto dentro dela.

Além de estudos como matéria de escola, em casa também aprendemos com os outros a resolver problemas mais sérios como dificuldades físicas, dificuldades mentais, problemas de convívio, e outras coisas que na escola não tratamos muito.

Maurice Druon sabe representar muito bem a realidade e os conflitos que acontecem através de um menino, um jardineiro, um funcionário, seus pais e de uma simples cidade, onde diversos acontecimentos ocorrem.