DESBRAVANDO O DESCONHECIDO

por Lucas Ribeiro de Souza
6ºA – Unid. Morumbi

Livro: Viagem ao Centro da Terra
Editora: Zahar
Autor: Jules Verne
240 páginas

No livro “Viagem ao Centro da Terra”, de Jules Verne, foca em dois principais personagens o geólogo e professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel. Eles a todo momento conflitam se suas ideias, hipóteses e teorias estão muito realistas, ou se é algo totalmente fora de cogitação.

O professor Lidenbrock gostava muito de ler e se aprofundar em suas pesquisas geológicas e diversificadas, quando certo dia foi a biblioteca pegar um livro, e pegou, mas logo em seguida um papel com escritas e símbolos muito estranhos caiu do meio daquele livro. O professor logo quis decifrar aqueles caracteres, e depois de muito tempo sem comer, beber e sequer levantar de sua poltrona, chegou a conclusão que aquilo estava escrito em Rúnico. Ficou todo contente, mas depois se viu em uma nova situação. Ele precisava descobrir o que estava escrito. Ele novamente sentou na poltrona e lá ficou por dias, sem comer, beber e sem levantar da poltrona. Quando Lidenbrock fazia isto ele trancava todas as portas fazendo com que Marthe, sua “empregada” e Axel , seu sobrinho, também ficasse neste regime, quando suas comidas acabarem em sua casa, pois não tinha como sair para comprar. Esta passagem do livro é muito frequente, e marcante por suas “brigas” e discussões, para chegar em um consenso.

Axel, também, decidiu estudar aquela escrita em Rúnico, também se dedicou de modo que também se fechou em um quanto e por lá passou horas. Certo momento seu tio foi lá e começou a contar-lhe suas descobertas, ele descobriu como ele podia ler naquela escrita, ele disse que era só pegar a primeira letra de cada palavra e formaria a palavra correta, e assim com a segunda, terceira e etc. Nos primeiros momentos Axel ficou surpreendido mas também ficará duvidando um pouco, e ignorando seu tio como ninguém estivesse lá,. E novamente ele se fechou a um lugar e se aprofundou nos estudos, mas desta vez utilizando a tal teoria de seu tio, que apesar de ignorá-lo no momento, tinha prestado muita atenção, para possivelmente “passar na frente dele”. E descobriu… Estava escrito “gelo”, “senhor”, “irá”, “cruel, “bosque”, “sagrado”, “mutante”,”mãe”, “arco”, e “mar”. Ele conseguiu ligar apenas duas palavras “mar” e “gelo”.

 Seu tio não sabia de sua descoberta, e Axel decidiu não contar o que realmente significava, pois dizia algo que relata uma viagem ao centro da Terra, pois certamente seu tio ia querer fazer está aventura, e Axel não queria ir de jeito nenhum. Mas seu tio passou tanto tempo sem comer, beber e sem fazer nenhum exercício mínimo, que Axel achava que apesar de tudo era melhor contar para seu tio.

Ele foi contar… A reação de Lidenbrock foi a esperada. Neste ponto da obra começa uma discussão incessável, sobre a realização,ou não, desta viagem. Depois de muito tempo… Decidiram: “Vamos realizar esta jornada”. No papel também dizia que a “porta” para o centro da era um vulcão desativado localizado na Islândia. Eles tiveram que fazer estudos para saber exatamente sua localização.

Eles completaram muito, mas fizeram um acordo, fizeram as malas e foram…

Nesta obra o auto Jules Verne novamente mostra uma aventura, repleta de conflitos o tempo todo, mas mostra também suas resoluções, suas conclusões e suas descobertas. Ele nos dá também muita curiosidade e vontade de ler-a.