TIMMY, O CÔMICO

 

por Pedro Borgas Batista
6ºC – Unid. Butantã

Livro: TImmy Fiasco, erra é humano
Editora: Rocco Jovens leitures
Autor: Raquel Zampil
301 páginas

A obra “Timmy: o fiasco, errar é humano”, feita por Raquel Zampil e Stephan Pastis, é um belíssimo livro que apresenta Timmy e seu império de mistérios, que se chama Fiasco Total, apesar de ser um nome diferente para uma agência de mistérios, se chama assim porque o sobrenome de Timmy é Fiasco e Total é o urso polar de estimação dele. Ele e Total tentam desvendar mistérios bobos, e conseguem deixá-los mais bobos do que já são com os dois não conseguindo desvendá-los.

Quando foi desvendar um mistério de seu colega de escola, Gunnar, que havia perdido seus doces de Halloween, que estavam dentro de um pote laranja com formato de abóbora, Timmy entrou na casa de Gunnar e passou pelo quarto de seu irmão Gabe, que estava com um pote laranja com formato de abóbora e o quarto todo lambuzado de doces, e óbvio já estava desvendado, porém não para o grande detetive. E Timmy, que não percebeu nada, só pode reparar uma coisa, então anotou-a em seu caderninho: “Gabe bagunceiro”, dias depois Timmy decidiu interrogar Gabe, e a conversa deles foi assim:

“Timmy – Onde você estava na noite em que os doces desapareceram?

Gabe – No meu quarto

Timmy – Fazendo o que ?

Gabe – Comendo

Timmy Comendo o que?

Gabe – Doces.”

Então Timmy anotou novamente em seu caderninho: “Não foi Gabe, ele tem um álibi”. Novamente Timmy conseguiu fazer com que o nome de sua agência falasse tudo “Fiasco Total”.

 Outra vez, quando Timmy foi desvendar o caso do Hamster morto de Hodges, o detetive havia entrado no quarto de Hodges, ele viu o Hamster e começou a fazer perguntas, nas quais as respostas eram óbvias. Perguntas como “Ele tinha inimigos? Ele estava envolvido em atividade criminosa?” etc…

A obra cômica, que relata o garoto Timmy e Total, seu urso, que por mais que eles não fazem nada direito, eles nos fazem rir.