Por Paula Lisboa
Falar sobre mitologia grega pode soar como sendo algo distante de nós, desconhecido, de um outro tempo… Por incrível que pareça, as histórias trazidas nos mitos gregos fazem parte da nossa vida mesmo sem a gente saber. Existe uma série de referências da mitologia grega em muito do que conhecemos e falamos: filmes, livros, novelas, séries, jogos, expressões, palavras e até propagandas trazem elementos do imaginário criado pelos gregos.
Vejamos por exemplo alguns filmes e livros conhecidos das crianças e jovens hoje: Hércules – o filme narra a história de um herói da mitologia grega; Percy Jackson – série de livros que virou filme, onde Percy é filho de Poseidon, um deus grego, e outros personagens também são filhos de deuses gregos; Fúria de Titãs – série de filmes que também traz vários deuses e heróis gregos; Mulher Maravilha – é uma amazona, mulheres guerreiras criadas pelos deuses gregos.
Podemos lembrar de todos os planetas do sistema solar, que levam nomes de deuses gregos, assim como palavras em português que têm origem na mitologia grega: cronologia – vem do deus Cronos; eco – vem da ninfa Eco; atlas – do titã Atlas; hipnose – do deus do sono Hipnos; narcisimo – do herói Narciso; expressões como calcanhar de Aquiles – referência ao herói grego Aquiles; caixa de Pandora – se refere a uma história da mitologia.
Tudo isso tem origem na mitologia grega, e ao estudar os mitos gregos podemos conhecer algumas dessas histórias. Essa forte influência aparece porque os mitos gregos são a base da formação de toda a cultura da Europa, e como o Brasil foi um país de domínio europeu, temos muita influência dos mitos gregos em nossa cultura também.
Esse já seria um bom motivo pra gente querer conhecer os mitos gregos, e assim entender melhor de onde vem essas expressões, de onde surgiram essas histórias, poder perceber as referências e entender melhor algumas coisas que já conhecemos.
Além disso, os mitos trazem histórias muito lindas, que antes de serem escritas eram contadas de boca, ao longo de muitas gerações. Estudar os deuses gregos e suas histórias marcantes ajuda a gente a enxergar as diferentes maneiras como as pessoas sentem e agem, pois eles trazem exemplos de personalidades muito marcantes, que podemos dizer que são modelos para as várias personalidades do ser humano. É muito impressionante conhecer a origem das histórias, e visualizar as forças internas dos deuses e heróis que se transformam em ações e reações.
Os mitos gregos são as primeiras histórias de aventura que já existiram. Os heróis gregos são os primeiros heróis de todos que já foram criados! É sempre uma delícia se aventurar a conhecer a origem de tanta coisa que a gente tem hoje.
Entretenimento, publicidade e moda: A mitologia grega nos dias atuais
https://pensamentopublicitario.wordpress.com/2012/03/18/mitologia-e-publicidade/