Peter Pan escarlate

Por Angela Müller de Toledo

Se você conhece a história de Peter Pan, não pode deixar de ler esta continuação das aventuras do menino que se recusou a crescer.  A autora, Geraldine McCaughrean, ganhou um concurso de enredos que davam continuidade ao famoso livro.

“Peter Pan escarlate” acontece 20 anos depois que os irmãos Wendy, Miguel e João voltaram da primeira aventura na Terra do Nunca. Eles, assim como os meninos perdidos, já estão crescidos e têm suas próprias famílias e profissões, mas, de repente, começam a ter sonhos estranhos com Peter, as sereias, Capitão Gancho e outros habitantes da ilha do Nunca. Os sonhos são tão reais que quando eles acordam encontram na cama algum objeto que fazia parte do sonho: uma adaga, um chapéu de pirata, um rolo de corda, entre outros restos bizarros. Muito preocupados, “os senhores de respeito” resolvem voar novamente para junto de Peter e saber o que está acontecendo. Mas como um médico, um juiz e outros pais de família poderiam entrar da terra maravilhosa das crianças?

Estas novas aventuras envolvem muita magia e episódios maravilhosos como só é possível acontecer na Terra do Nunca.

Há alguns personagens novos como um elfo mentiroso e comilão e o tal do Sr. Novello, um dono de circo que acompanha Peter e os outros numa caça ao tesouro.

Quem não leu o clássico Peter Pan pode começar por ele, pois muito do que acontece ao escarlate é conseqüência direta do primeiro livro.

 

McCAUGHREAN, Geraldine. Peter Pan escarlate. Trad. Maria Luiza Newiands Silveira. Ilust. David Wyatt. São Paulo: Salamandra, 2006.