Por: Manuela Toth
Ficha Técnica:
Título do Livro: A Culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
N° de páginas: 287
A doença não acaba com a sua vida, quem acaba com ela, é você. ♥
No livro “A culpa é das estrelas”, John Green trata de maneira sensível sobre a morte. E ao mesmo tempo, fala sobre como a doença não acaba com a sua vida, ela não te impede de fazer as coisas, quem te impede, é você! A personagem principal do livro se chama Hazel Grace, que tem sua vida condenada por um câncer estagio IV nos pulmões. E sem quase nenhuma chance de cura, Hazel se isola em sua casa, sem amigos, e muito menos vida social.
Preocupada com o estado de sua filha, a mãe de Hazel coloca ela em um grupo de apoio para pessoas com diferentes tipos de câncer. As reuniões aconteciam uma vez por semana no salão de uma igreja chamada O coração Literal de Jesus. Lá, Hazel passou a conhecer seus dois mais novos amigos, Isaac ( Um raro câncer nos dois globos oculares), e Augustus Walters (Sem Evidência de Câncer). Não demora muito pra que Hazel e Augustus virem mais que amigos…
John Green apresenta um livro que os dois protagonistas adoram, porém o livro é um mistério, pois termina com um final aberto, a curiosidade dos dois é tanta, que eles decidem ir a Amsterdã encontrar com o autor do livro “Uma Aflição Imperial”.
O autor Peter Van Houten preferiu não responder as perguntas deles, mas já no fim da viagem, Augustus faz uma seria revelação para Hazel: “Estava com dor no quadril, então fui ao hospital fazer uma radiografia… Eu acendi como uma arvore de natal, Hazel. Dentro do tórax, no quadril, fígado, em tudo!” -Augustus Walters
Depois de mais ou menos dois meses de chegada deles a Indianapolis, o protagonista morre, deixando a Hazel somente uma carta escrita por ele no hospital, antes de morrer.
A triste trajetória termina com Hazel lendo a carta e respondendo a ultima pergunta dele: “Eu aceito Gus, eu aceito”
Hazel aprende que a doença não te faz não aproveitar a vida, você que se isola com medo do pior, a vida deve ser vivida antes que ela acabe, cada minuto é precioso, cada momento é o tempo que você tem para fazer tudo aquilo que deseja.
“Alguns Infinitos, São Maiores Que Outros” -Hazel Grace