A extraordinária jornada de Edward Tulane

Por: Marcos Morales

Ficha Técnica

Título: A extraordinária jornada de Edward Tulane.

Autor: Kate Dicamilo

Ilustrador: Bagram Ibatoulline.

Editora: Martinsfontes

Números de paginas: 204

O livro ”A extraordinária jornada de Edward Tulane”, de Kate Dicamilo, apresenta de maneira reflexiva a capacidade de mudança e de transformação de um personagem. O livro mostra que, através de uma jornada e vários acontecimentos inesperados de vida, uma pessoa pode se modificar.

No começo do livro o coelho de porcelana, Edward Tulane, mostra suas características de desprezo, arrogância, frescura e desgosto. Uma intrigante cena no começo do livro que mostra Edward demonstrando algumas das suas características, por exemplo:

“De todas as estações do ano, o coelho preferia o inverno, pois então o sol se punha mais cedo e as janelas da sala de jantar escureciam e Edward podia ver seu próprio reflexo no vidro. E que reflexo! Que silhueta elegante! Edward não parava de adimirar sua própria beleza.”

No meio do livro a família de Edward, a família Tulane e sua dona Abilene, decidem fazer uma longa viagem de navio. Durante esta viagem ocorre um imprevisto onde Edward é arremessado ao fundo do mar. Neste episódio depois de vários meses encalhado no fundo do mar Edward começa a repensar os seus valores .

Edward é encontrado no fundo do mar, mas não durou muito tempo até que trocou de dono, de novo e de novo, várias vezes, sentindo mais e mais amor por cada um dos donos que que ele se encontrava. Um de seus donos o confundiu com uma menina e Edward teve que usar vários tipos de vestidos, no começo ele ficou horrorizado mas logo se lembrou do fundo do mar e o lodo em sua cara, então teve de deixar sua frescura de lado, Edward teve que deixar varias características bobas de lado, como a frescura, e deixar entrar o amor a afeição e a humildade.

O coelho depois dessa longa jornada era um coelho diferente, completamente diferente.