por: Eduardo Matheus M. de O.
ficha técnica
Título: “A história de Desperaux”
Autor: Kate Dicamillo
Ilustrador: Timothy Basil Ering
Editora : Martins fontes
Número de páginas: 255
A coragem e o amor
Este livro trata como a superação das diferenças leva ao crescimento.
“A história de Desperaux” , livro de Kate DiCamillo, fala sobre um pequeno camundongo rejeitado por seus parentes por ser diferente, ter orelhas grandes demais e ser feio. Através da curiosidade e da tristeza de ser uma decepção para sua mãe, ele decide, pela curiosidade, fugir e ver qual era a tal luz que o fascinava.
Desperaux, o camundongo, caminhando por fora de sua casa junto com sua família, vai a uma biblioteca e começa a ler uma história sobre um corajoso cavaleiro e uma bela princesa. De repente o narrador diz: “Desperaux não sabia, mas logo, logo ele mesmo precisaria superar tudo, e ser corajoso e valente”. Também diz que no calabouço embaixo do buraco no castelo de uma princesa (onde o pequeno curioso mora), haviam ratos.
Ao longo da história, Desperaux se apaixona pela princesa que mora no mesmo castelo que ele (nos fazendo lembrar do livro lido). Pelo fato de a princesa ser uma humana, o camundongo é mandado ao calabouço por descumprir a lei dos camundongos de nunca ter contato com humanos. Por ser uma decepção aos pais e ter quebrado uma lei, Desperaux vai passando muitas dificuldades mas sempre sendo encorajado por camundongos do calabouço um pouco semelhantes a ele. Os tais dizem para ele não desistir e não ligar para o que os outros dizem.
Enquanto Desperaux está preso no calabouço, a história mostra o lado de sua amada , a princesa, que também ao seus pais saberem que está tendo contado com um camundongo dentro de seu castelo é mandada também ao calabouço (dos humanos).
Quando a notícia chega ao calabouço dos roedores, Desperaux desesperadamente usa a linha vermelha que foi usada como uma coleira quando foi preso, e uma agulha para “se tornar um lindo cavaleiro” não ligando para sua própria aparência ( e se baseando no tão lindo cavaleiro da história lida no começo do livro) vai em busca de sua querida humana. Como se fosse as crianças de hoje com uma fantasia de um super herói, não ligam para o que são e encorporam o personagem pelo que gostam nele.
Obra inspiradora e emocionante que transmite, por trás de tudo, uma lição simples de moral. Livro para quem gosta de aventura e coragem.