Por: Gabriel Moran
Ficha técnica:
Título: “A invenção de Hugo Cabret”
Autor: Brian Selznick
Editora: SM
Número de páginas: 484
A bela obra “A invenção de Hugo Cabret” apresenta o tema de solidão, da amizade e do perigo de maneira compreensiva, misteriosa e criativa.
Na história, Hugo mora numa estação ferroviária sozinho, lá, ele vive no meio dos relógios. Quando o pai morre, Hugo tem a nessesidade de terminar o que o pai estava consertando, um autômato. Isabelle, uma menina que Hugo conheceu na estação, o ajuda com um livro de instruções, que fora roubado de Hugo durante a história.
Durante o texto, a amizade é misteriosa e perigosa, a menina confia no Hugo tanto, que se arrisca por ele. Ele, por sua vez, acha Isabelle estranha e perigosa, mas confia nela, pois não tem outra opção. Um trecho que comprova isso é “Estava escrito no papel: me encontre na livraria do outro lado da estação. Nada mais. Mas então Hugo virou o papel. Tinha mais uma frase: Irei te ajudar”.
Na verdade, a vida é só uma questão de tempo, Hugo conserta o Autômato com paciência. Consertar ele foi muito difícil, ele foi até o final, e em nenhuma parte do livro perdeu as esperanças. “Quem sabe você mereça reaver o seu caderno. Mas, lembre-se: Você esta pondo em jogo o seu tempo, porque pode ser que você trabalhe para mim durante meses e meses, só para descobrir que eu estava te enganando a respeito do seu caderno. Há uma chance de ele já ter virado cinzas. Este é o risco que você corre.” Disse o homem que roubou o caderno de Hugo.
Com isso, Hugo conseguiu terminar sua invenção. É uma obra muito bonita e com muitos desenhos durante ela.