Por: Clara Ferreira Cruz
Ficha Técnica:
Título do livro: A Mecânica do Coração
Autor: Mathias Malzieu
Ilustrador: Hare Lanz
Editora: Galera
Número de páginas:189
Um amor proibido
O livro ”A Mecânica do Coração” apresenta a injustiça de um amor proibido, mas mostra que ele não é impossível de ser realizado, mesmo passando por vários obstáculos, como Jack, que vai em busca do seu amor verdadeiro.
O livro ”A Mecânica do Coração”, de Mathias Malzieu, em apenas 189 páginas resume o que podemos chamar de ”amor proibido”.
Madeleine, uma excelente parteira, em Edimburgo, 1874, na noite mais fria do ano, teve que fazer o parto de Jack. O bebê é submetido a uma operação de emergência. O coração dele havia sido congelado, com isso, Madeleine teve que trocar o coração por uma prótese, neste caso, um relógio. Assim, Jack cresceu como um ”menino sozinho”, pois no dia do seu nascimento sua mãe havia morrido, e assim passou a morar com Madeleine até que alguém o adotasse.
No seu aniversário de 12 anos, Madeleine o levou para a cidade. Lá, viram uma dançarina de rua e Jack se apaixonou por ela. Madeleine era totalmente contra Jack se apaixonar, dizia que um relógio não era capaz de aguentar um sentimento tão forte como a paixão.
”A Mecânica do coração” é um livro que possui como tema a injustiça, pois Madeleine não deixa Jack apaixonar-se pela dançarina, nem por ninguém, como podemos ver neste trecho: ”seu coração não passa de uma prótese é mais frágil que um coração normal e será sempre assim. As emoções não são bem filtradas pelos mecanismos do relógio quanto seriam pelos tecidos. Você realmente precisa ser muito cauteloso.” Na minha opinião Madeleine está errada, pois Jack poderia se apaixonar, mas tendo consciência das consequências.
Assim, neste livro podemos perceber que um amor proibido não e impossível de ser realizado tendo como exemplo Jack.