por Luma Toralles Triboni
6ºC – Unid. Butantã
Livro: A vida na porta da geladeira
Editora: WMF Martins Fontes
Autor: Alice Kuispers
106 páginas
O livro “A vida na porta da geladeira”, da autora Alice Kuipers, narra a vida de uma mãe e uma filha que se comunicam através de bilhetes na porta da geladeira e nunca se encontram, a reação delas está ficando cada vez mais triste e pesada.
“Desculpa, mãe. Eu não queria ter gritado ontem à noite. É que fiquei preocupada quando você saiu para caminhar e fiquei imaginando uma série de coisas que podia acontecer”. Este trecho relata uma situação em que a saudade, preocupação, levam a mente da filha a acreditar que poderia acontecer algo com a mãe, fazendo com que a filha contrariasse sua própria mãe.
“Tive que sair correndo. Vou dar plantão no fim de semana. Desculpa.”, esse trecho faz uma relação entre o dia de hoje, em que muito dos pais pouco se encontram com seus filhos, pois tem de trabalhar demais, e isso acaba deixando a mãe e a filha triste, elas quase nunca se vêem, estão com saudades uma da outra.
O livro traz uma mensagem muito grande para o leitor, para refletirmos sobre a relação entre a mãe e a filha. E por trás de todos os bilhetes, todas as mensagens da mãe, existe uma filha que está triste. Ela não vê sua mãe, está triste e confusa.