A revolução dos bichos

Helena Veliago Costa

Ficha técnica:

Título do livro: A revolução dos bichos

Nome do autor: George Orwell.

Editora: Companhia das Letras

Número de páginas: 147

“A revolução dos bichos” fala sobre uma fazenda onde só moram os bichos: dos que comandam, como os porcos, até os que fazem o trabalham pesado, como os cavalos. É escrito por George Orwell, que apresenta nesta obra o tema da superioridade e injustiça entre os animais da fazenda, de maneira implícita.

Porque de fato conhecemos uma pessoa por meio de suas ações e podemos perceber que o que falta em alguns dos animais da fazenda é justiça. Um bom exemplo é quando os porcos pegam o leite dos animais com a justificativa de que eles precisavam mais do que os outros e que devolveriam, mas não devolveram, e ainda fingiram que estava tudo bem, para não causar um estranhamento entre os animais.

Além da questão da injustiça, que é tratada no livro “A revolução dos bichos”, quando o assunto é a superioridade, os porcos estão no topo da lista. Como por exemplo: a fazenda precisa ter um moinho e teria de  ser feito por alguém e enquanto todos os animais trabalhavam, os porcos não faziam nada só ficavam mandando nos outros.

E todas estas ações são implícitas, pois os porcos fingem que está tudo bem quando estão fazendo uma coisa horrível e uma grande injustiça, como nos exemplos a cima.

E por causa de tudo isso percebemos que alguns animais desta fazenda são falsos e maus.