A sombra do vento

Por: Leonardo Bruttin

Ficha técnica:

Título: A Sombra do Vento

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Editora: Suma das letras

Número de páginas: 399

O título “A Sombra do Vento” é um pouco estranho, já que, se você for pensar, o vento não tem sombra, mas ao ler o livro de Carlos Ruiz Zafón, você entenderá. A obra foi inicialmente lançada na Espanha em 2001 e logo após veio ao Brasil.

O livro é muito interessante e um pouco fantástico, mas apenas adultos gostariam de ler. Ele conta a história de um rapaz, chamado Daniel, que um dia é levado, pelo pai, ao “cemitério  dos livros esquecidos”, que é onde os membros de uma comunidade de leitores, bibliotecários, vendedores de livros, etc… guardam os livros que as pessoas não gostam mais de ler e dos quais ninguém se lembra. Então o pai de Daniel o manda escolher um livro no meio de milhões que há no cemitério e após algumas horas procurando ele acha um, chamado “A Sombra do Vento”, de Julián Carax, e decide levar esse. Mas ele se interessa tanto pelo livro que decide ler outros desse autor, então vai atrás dele, mas após muito procurar, ele descobre que ninguém mais se lembra de Julián, com isso ele entra em uma vida com amizades, romances e perigos, mas o livro não é só ação e aventura, também é uma narrativa bonita, com frases pequenas, que nos fazem imaginar coisas fantásticas, uma frase é:

-“Eles cobriam tudo, como um manto de asas brancas que se moviam silenciosamente”

ou

-“Andávamos nas ruas uma Barcelona aprisionada sob um céu cinzento, com um sol de vapor que derramava na Rambla de Santa Mônica como uma guinada de cobre líquido”.

Eu indico esse livro para leitores experientes e focados, pois é um livro muito complicado e precisa de atenção para para lê-lo.