A VIAGEM ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE

por Gabriel Foja Roncati
6ºA – Unid. Morumbi

Livro: A volta ao mundo em 80 dias
Editora: Melhoramentos
Autor: Julio Verne
128 páginas

A volta ao mundo em 80 dias é uma obra muito conhecida do Julio Verne. Está obra relata de uma grande aposta de Phileas Fogg um inglês criado em Passepartout e a aposta  era o seguinte: um ladrão que roubou um banco muito famoso da Inglaterra estava sendo perseguido então Fogg falou que era possível dar a volta ao mundo em 80 dias então começou a grande aventura com um destino de ganhar muito dinheiro com a aposta.

 Phileas Fogg era um homem muito pontual todo dia acordava 7:30 e ia para casa 00:00. A vida dele era sempre a mesma coisa levantar, tomar café, ir para o clube e ficar lá até meia noite. Ele era um homem que gostava de planejar as coisas antes de agir querendo saber cada detalhe e cada consequência que teria se fizesse aquilo.

Então Fogg querendo ganhar todo aquele dinheiro começou a dar a volta ao mundo passou por  Paris, Turim e Brindisi, foi em Suez que Fogg se tornou suspeito do teimoso detetive da Scotland Yard, Sr. Fix, que encontrou várias semelhanças entre o Phileas e o assaltante do Banco de Inglaterra. Então Fogg já era considerado um fugitivo e se encontrassem teria mandato de morte então teria que dar um jeito de não ser registrado a entrada ao país uma das coisas muito difíceis.

Na maioria dos livros do Julio Verne eles apresentam um cenário não fictício e sobre a  Terra. Em um livro por exemplo ele fala sobre a viagem ao centro da Terra, mas ele envolve realidade com elementos fictícios , este livro chama A Viajem ao Centro da terra lançado em 1884.

Além do livro fizeram uma adaptação para filme lança em 2008 também chama A volta ao mundo em 80 dias.

Será que Phileas Fogg conseguiu ganhar a aposta milionária? Será que a ficção irá tomar conta do livro? Isso você só descobrirá ser ler o livro A volta ao mundo em 80 dias