Luiza Mello
Título: A Culpa é Das Estrelas
Autor: Jonh Green
Editora: Intrinseca
Número de páginas: 286
“A Culpa é Das Estrelas” é um dos maravilhosos livros de ,John Green, conta de uma maneira sensível e delicada a historia de Hazel Grace. Ela é uma menina de quase dezessete anos que teve câncer aos treze, e que sobreviveu quase quatro anos. O autor cita também personagens, como adolescentes com câncer, que mostram outros lados da vida, por exemplo como é lidar com a doença e como as coisas são difíceis desse jeito. Hazel Grace vai para um grupo de apoio recomendado pelo seu médico Jim, e, lá, conhece dois garotos: Isaac, com câncer nos olhos e Augustus Waters, com uma prótese na perna. Hazel não gosta do grupo de apoio, mas, assim que vê Augustus, muda de ideia.
“O grupo de apoio era mega deprimente, óbvio. A reunião acontecia toda quarta-feira no porão de uma igreja episcopal- uma construção com formato de cruz com paredes de pedra. Nós nos sentávamos em uma roda bem no meio da cruz: onde os dois pedaços de madeira se cruzaram, onde esteve o coração de Jesus.”
Pra mim, esse livro não fala apenas sobre câncer, mas fala também de romance adolescente e descobertas, e talvez, se você olhar por um outro lado, um livro que faz você refletir, pensar outro modo de viver, pois pessoas com câncer também leem esse livro. Uma situação de saber ou não saber se você vai realizar seu sonho, evoluir, descobrir, qual é seu lugar neste mundo, o que você veio fazer aqui, e o mais importante, se você vai morrer ou ser um sobrevivente do câncer.
“-Augustus Waters – falei, olhando para ele, pensando que talvez não fosse certo beijar alguém dentro da casa da Anne Frank, mas então imaginando que a Anne Frank, no fim das contas, devia ter beijado alguém nas casa da Anne Frank, e que ela provavelmente gostaria de sua casa ter se tornado um lugar no qual os jovens e irremediavelmente imperfeitos se entregam ao amor.”
Muitas pessoas acham esse livro muito interessante porque ele mostra outro lado da vida, a morte, mas também mostra a esperança e o amor. Hazel e Augustus sabem que um dia irão morrer, e do mesmo jeito, querem ficar juntos, e não vão desistir um do outro.