Por: Ana Julia Tanaka
Ficha técnica
Título do Livro: Lin e o outro lado do bambuzal
Autora: Lúcia Hiratsuka
Ilustradora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Barco a vapor
Número de páginas: 72
A amizade está presente em todo lugar, não importam as condições, mas é preciso ter coragem para achá-la, Lin, um pequeno e curioso filhote de raposa, corre atrás de um misterioso, porém lindo e encantador som que ouve de dentro da floresta. Depois de atravessar o grande bambuzal ele descobre uma bela casa com uma menina tocando flauta. A partir daí ele passa a visitar Yumi, a menina que estava tocando, todos os dias, desse modo uma forte corrente de amizade nasce entre os dois. Quando a menina derruba a bandeja com bolinhos em um chá da tarde, Lin percebe um coisa que não era evidente, a menina não pode ver, ela era cega. Ela sempre sabe quando ele está chegando por mais que não possa vê-lo…
Grandes revelações ocorrem a partir daí: “A menina segurou a mão de Lin. Era uma patinha. Assustado ele tentou recolhê-la. Mas Yumi segurou firme e amarrou o sino com um cordãozinho. Lin ficou sem saber o que fazer. Deu um passo para trás e perguntou: -Você já sabia que eu era um filhote de raposa?”. Yumi já sabia disso… ainda assim ela insistiu na forte e maravilhosa amizade que unia os dois.
Lin conhece um toco de bambu, que está em fase de crescimento, mas tem um grande coração. O toquinho e a raposa conversam por muito tempo e uma nova corrente de amizade é formada, quando os dois se encontram, o bambu faz de tudo para tentar ajudar nos pequenos problemas da raposa, apoiando-o e dando conselhos. O toquinho, sempre que percebe que a pequena raposa está para baixo faz de tudo para animá-lo “-Não fique assim, você vai conseguir!”. Lin e o bambu são dois seres bem diferentes, mas isso não importa, eles são amigos, só isso interessa.
O livro “Lin e o outro lado do bambuzal” é bem infantil, mas fala de uma maneira disfarçada sobre a amizade, Lúcia Hiratsuka quer nos ensinar que a amizade não é uma coisa simples que pode ser descartada, ela é uma coisa valiosa pela qual devemos insistir, a autora escreveu um livro simples e infantil para tentar nos ensinar isso desde cedo. Esse livro é bem infantil a primeira vista, mas exige um leitor mais experiente para ele poder entender que Lúcia fala sobre a amizade em quais quer condições, um leitor novato provavelmente acharia que é apenas mais um conto simples que foi apenas escrito sem um propósito.
A amizade é uma coisa valiosa que está presente em todo o lugar, não importa se a pessoa é normal ou não, não importa se ela tem dinheiro ou não, apenas importa que ela é sua amiga. Esse livro infantil retrata sobre a amizade de forma simples, mas feliz e divertida usando como exemplo três seres bem diferentes.