As Dores de um Pé na Bunda

Por: Luiza Leme Abrahão

Ficha Técnica:

Livro Resenhado: O Teorema Katherine

Autor: John Green

Editora: Intrinseca

Números de páginas: 299

O livro “O Teorema Katherine”, de John Green, conta de uma maneira sensível e um pouco trágica a vida de um garoto prodígio chamado Colin que decide fazer um teorema sobre o seus namoros com meninas chamadas Katherine. “Quando se trata de garotas, todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não de Katies, nem Kats, nem Kitties, nem Cathys, nem Rynns, nem Trinas, nem Kays e muito menos Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Colin conhece Katherine. Katherine gosta de Colin. Colin e Katherine namoram. Katherine termina com Colin. É sempre assim.”

Após o forá das 19 namoradas, ele decide viajar com seu amigo Hassan para ver se consegue preencher esse vazio dentro dele. Durante a viagem ele tenta fazer um teorema chamado “O Teorema Fundamental da Previsibilidade de Katherines” para saber quando e quem vai terminar os namoros, mas acontecem muitos imprevistos na viagem e no teorema, quando você vê um pouco do lado trágico do livro. Isso aparece quando  Colin e Hassan vão caçar um porco, mas acaba que o porco OS ataca eles, então tentam atirar no porco para mata-lo, só que na verdade acertam um ninho de vespas que saem picando-os.

Por outro lado acontecem muitas coisas boas e várias descobertas que trazem o lado amoroso e sensível. Como quando Colin descobre que na verdade foi ele quem terminou com a Katherine 3 e fica triste por sua memória ter falhado, ou quando começa a namorar uma menina que conheceu em sua viagem, Lindsey Lee Wells. No final do livro, Colin descobre que “o teorema não funciona por um simples fato da vida, não podemos saber o futuro”, mas ele não fica triste, pois preencheu seu vazio com Lindsey.

O livro é exelente, com um enredo muito bonito e que consegue capitar a dor do amor não conrespondido. John Green sempre escreve sobre temas sérios da vida, presentes na realidade ou que muitas pessoas sofrem, como o câncer ou o amor.