As verdadeiras intenções

Por: Ana Clara Moreira da Silva

Ficha técnica

Título do livro: A Guerra dos Fae – As crianças trocadas
Autor do livro: Elle Cassey
Editora: Geração Jovem
Números de páginas: 285

O livro “A Guerra dos Fae” – Volume 1, “As crianças trocadas”, conta a história de Jayne, uma adolescente de dezessete anos, como todas as outras, que não gosta da escola, não presta atenção na aula e é um tanto desbocada. Seu melhor amigo Tony, por mais incrível que pareça, é totalmente diferente da garota. Presta atenção na aula, faz parte de vários clubes extracurriculares e está sempre ansioso para não perder uma migalha de sabedoria vinda do professor. Um dia, Jayne vai à casa de Tony depois da aula, e lá ele pega um mochilão. Agarrando o braço da menina, ele sai de casa decidido. “‘Para onde estamos indo?’ Pergunta a garota. ‘Para a rodoviária. E, de lá, para Miami’ –  retruca Tony”. Então vão até Miami, fugindo de casa.

O primeiro volume da saga de 4 livros conta sobre a realização de um experimento com uns jovens, todos na mesma condição de Jayne e Tony, fugitivos de casa. Um dia veem um folheto anunciando um experimento que daria 500 reais para quem realizasse o experimento. Isso, lógico, ajudaria a todos, que viviam sem dinheiro algum, então concordaram em participar.  Mas, na verdade, no fundo, esse teste só serviria para os organizadores dele verem se os jovens têm sangue de Fae, uma comunidade de seres sobrenaturais. E se sim, ativar esse sangue no fim de tudo. O livro é contado em primeira pessoa por Jayne, que é obviamente uma das personagens principais. O legal do livro é que, no entorno todo, nem Jayne, nenhum de seus amigos, conseguem perceber que esse teste era para observar suas habilidades, e ver se são dignas de habilidades de Fae. Acham que é um teste normal, mas os organizadores do experimento conseguem fazer com que ninguém descubra o que realmente está acontecendo. No livro, o próprio Jared (O jovem que acabou levando todos os jovens para o armazém) mesmo é um Fae, e oferece ajuda para ter mais a quem recrutar para os Fae da Luz que ajudem na guerra contra os Fae das Trevas.

Algo que comprova que o livro consegue enganar os jovens com esse experimento é esse acontecimento, quando Jayne e Tony chegam em Miami e logo que descem do ônibus, pegam um mapa para localizar um canto para ficarem. Porém, misteriosamente um rapaz loiro aparece, oferecendo ajuda. Jayne desconfia e fala que não precisa de ajuda nenhuma, mas o jovem continua insistindo até que, cansada, Jayne fala ” – Está bem. Quer nós ajudar? Mostre um lugar barato para a gente comer e dormir. – Estiquei o braço e quase esfreguei o mapa na cara dele.” Jared, o loiro, manda seguirem-no. Tony e Jayne seguem seus passos, e acabam se deparando com um velho armazém. Outro trecho, por exemplo, é quando eles estão no meio do experimento, que consiste em amarrar uma bandeira em quatro balizas em lugares distintos da floresta. Outra parte do livro que comprova essa coisa de Jayne não perceber, talvez até duvidar um pouquinho.. Mas não descobrir a verdadeira intenção do experimento, é quando eles estão amarrando uma bandeira em uma baliza, e acham uma bandeira amarela velha, que já estava lá a muito tempo. Mas o problema, é que amarelo era a cor de Jared, que havia amarrado a bandeira em anteriores recrutações. Por mais que Jayne duvide um pouco das coisas, continua o livro sem saber o real motivo daquele teste.

Então, se você é alguém que gosta de seres sobrenaturais, guerra, mistério, e ansiedade, este livro será ótimo e envolvente para sua leitura!