Berenice contra o maníaco janeloso

por: Luiza Passamai Perez

Ficha Técnica:

  • titulo do livro: “Berenice contra o maníaco janeloso”
  • nome do autor: João Carlos Marinho
  • ilustrador: Alê Abreu
  • editora: Global Editora
  • número de páginas: 125

 

O livro “Berenice contra o maníaco janeloso”, escrito por João Carlos Marinho, é narrado de forma emocionante e ativa, tratando de resolver e investigar crimes.

   Na obra, em momentos sangrentos e violentos, a narrativa utiliza um agrupamento de palavras instigantes e envolventes, apresentadas dramática e intensamente, e um trecho que mostra muito bem esta emoção é “Doutor José pegou um esparadrapo muito largo em cima da mesa, cortou com a tesoura, colocou uma tira em volta do nariz e outra em volta da boca de Berenice.

   Berenice sentiu falta de ar, começou a debater-se, a mão do subdelegado a segurava.

   -Em três minutos você estará morta por asfixia- falou Doutor José- possivelmente antes”. Mesmo em cenas sem adrenalina as descrições estão presentes, ajudando o leitor a compreender os espaços  e as situações, com palavras do cotidiano, mas organizadas de uma maneira calma e delicada, e que melhor exemplo que reflita estas emoções que a seguinte “A esquerda estavam os aquários, borbulhando aeradores. Os termostatos computadorizados mantinham a temperatura de cada aquário que variava conforme o clima de onde vive o peixe”.

   No final vemos que é um livro emocionante para qualquer idade, e que, através da ficção de resolver crimes, há uma crítica que pesa sobre a nossa realidade, que vive em torno de mortes e tragédias que são mil vezes maiores e infelizmente mais complexas do que ter boa vontade de prender os criminosos escondidos nas cidades.