O Triângulo Das Feras

Por:  Sofia Gitahy

Ficha Técnica

Titulo do livro: A Cidade Das Feras

Autor: Isabel Allende

Editora: Bertrand Brasil

Número De Páginas: 280

Alexandre Cold, um menino criativo que adorava tocar flauta, morava na Califórnia com suas duas irmãs mais novas, um pai e uma mãe. Quando sua mãe fica com câncer, o pai de Alex tem que leva-la para um hospital no Texas. Enquanto as irmãs ficam na casa da doce avó materna, Alex viaja para Nova York para a casa da estranha avó paterna, Kate Cold, escritora da National Geographic. Ao chegar em Nova York a avó tem que viajar para a Amazônia em um lugar entre o Brasil e a Venezuela, para escrever uma matéria sobre um misterioso e agressivo animal chamado Fera, e resolve levar o neto junto.O que Alex não sabia é que estava indo na direção da mais incrível e maravilhosa aventura de sua vida.  

O livro se passa no meio do ambiente tropical típico da Floresta Amazônica, cheio de animais e pessoas nativas, como índios. Um dos personagens mais importantes da história é uma menina esperta e corajosa chamada Nádia Santos, filha do guia da expedição, sempre acompanhado por um macaquinho inteligente e divertido chamado Borobá. A menina tem uma forte ligação com os animais e consegue até falar a língua deles, mesmo sendo jovem a menina sabe o que é certo e o que é errado.

Neste Lívro, o tema maturidade aparece de forma implícita. O livro nos mostra a importância de crescer e amadurecer em vários episódios do livro. Quando completa 16 anos a tribo da neblina faz uma espécie de “rito de passagem” de Alex de adolescente para adulto:”Alex nunca poderia explicar a sensação de poder que o invadira no decorrer daquele suplício. Sentiu-se tão forte e invencível como antes“. Esse trecho nos mostra como nos sentimos bem ao saber que estamos crescendo e amadurecendo.

Depois que cresce Alex começa a se sentir mais responsável e toma a arriscada decisão de subir o Tepui, o topo mais alto, para pegar a água da saúde para salvar a mãe do câncer, mas ao chegar lá percebe que para pegar a água ele teve que abrir mão maravilhosa flauta do avô falecido em troca da água para salvar a mãe. “Compreendeu ,então, que para ele aquela água da saúde era o tesouro mais valioso do mundo, o único que podia salvar a vida de sua mãe. Em troca, devia entregar seu bem mais precioso” Esse episódio inesperado mostra que ás vezes temos que fazer escolhas difíceis e temos que escolher a coisa certa para progredir na vida, mas não percebemos isso de primeira, podemos pensar em qualquer outra coisa, pois o livro não apresenta um tema certo.

Realista, surpreendente e fantástico, essa obra nos leva para a “Cidade Das Feras” , com Alex e Nádia, para conhecer o povo da neblina e aprender uma importante lição sobre o amadurecimento.