COM PERSEVERANÇA, TUDO SE ALCANÇA

por Tiago Costa Soriano
6ºE

Título: A história sem fim
Autor: Michael Ende
Editora: Martins Fontes
400 p.

Na obra “A história sem fim”, através da fascinante história do personagem Bastian, o autor Michael Ende, de forma encantadora, deixa claro que se tivermos perseverança e dermos o máximo de nós, sempre encontraremos uma recompensa.

Uma parte do livro narra a vida de um garoto baixo, gordo e tímido, de aproximadamente dez ou onze anos, chamado Bastian Baltazar Bux. Ele possui diversos problemas com o pai e é constantemente debochado por seus colegas de turma, e que, por essa razão, acaba se refugiando no imenso mundo da literatura. Em uma manhã de escola, Bastian vai até uma livraria. Assim que o menino entra na porta, ele conhece o Sr. Koreander, o proprietário da loja. Entretanto, ele se mostra rude e antipático, e acaba saindo para atender a uma ligação. Assim que Bastian olha um livro intitulado “A história sem fim”, se sente enormemente atraído por ele e acaba roubando-o da loja. Num impasse, o garoto foge para sua escola e esconde-se no porão, longe do seu pai, das aulas e dos colegas maldosos e começa a ler “A história sem fim”.

Para ilustrar exatamente como ele sofria naquele período, um ótimo trecho é esse diálogo entre Bastian e o Sr. Koreander:

– Vamos, responda, disse o Sr. Koreander. De quem você está fugindo?
– Dos outros.
– Que outros?
– Dos rapazes da minha classe.
– Por quê?
– Porque eles nunca me deixam em paz.
– O que eles fazem?
– Ficam me esperando na saída da escola.
– E depois?
– Ficam me xingando, me empurram e riem de mim.
(…)
– Mas aposto que você é um bom aluno, não é? O melhor da classe, que só tira dez, o preferido do professores, ou não?
– Não, disse Bastian, mantendo os olhos baixos. No ano passado eu repeti.
– Pelo amor de Deus. (…). Então você é um fracasso total.”
Dessa forma, percebemos que Bastian era muito debochado pelos seus colegas da escola, além dele ser demasiadamente inseguro, “sempre com os olhos baixos”. Assim, revelando uma vida triste e complexa.

Entretanto, ao decorrer da narrativa, Bastian vai ganhando coragem e se tornando mais determinado. Após essa transformação em sua vida ele consegue enormes feitos. O leitor consegue notar essa mudança quando o livro relata que o personagem resolve um grande e perigoso enigma (que é tratado em uma outra parte da fascinante obra). Esse fato marca o início de uma série de acontecimentos em que o garoto vai se tornando confiante, se sentindo mais livre e com mais vontade de viver. Sendo essa, certamente, a recompensa de Bastian. Ele não seria mais o garoto que foge das aulas, porque tem medo dos colegas, nem um menino inseguro e deprimido.

Tudo isso nos leva a dizer que o autor Michael Ende nos faz refletir sobre um assunto de máxima importância, de forma extremamente cativante. Se nós persistirmos, sempre encontraremos uma recompensa, seja ela material ou imaterial.